24/01/2019 às 15h58min - Atualizada em 24/01/2019 às 00h00min

Paciente tem coração reanimado enquanto espera na Santa Casa por transferência

Idoso tem quadro grave no coração

- Fotos: Divulgação
Da Redação: Rafael Barbosa

O senhor Antônio Vitorino da Silva, 64 anos, e sua família passam por um drama na Santa Casa de São Roque. Internado no hospital, Antônio enfrenta um problema sério no coração e aguarda desesperadamente uma transferência para um hospital que possa cuidar de seu quadro clínico que é muito grave.

Segundo seus familiares. Antônio foi levado as pressas  ao hospital a aproximadamente duas semanas.  Os médicos teriam informado que o coração do paciente estaria tão acelerado que poderia entrar em colapso.

“Eles nos disseram que com a estrutura que o hospital dispõe não é possível trata-lo, e para que ele não morresse o que poderia ser feito é parar o coração dele e depois reativá-lo com choque, como se reiniciasse o órgão. Este procedimento foi feito duas vezes, mas o problema é que, além de arriscado ele enfraquece o coração”, comentou o genro, Piter Da Silva Britto.

Quando questionamos se os médicos disseram qual era a doença de Antônio, o genro nos informou que os doutores têm teorias, mas infelizmente ainda não tem certeza do quadro devido a sua complexidade.

Também foi informado que após a primeira passagem pelo hospital, a família afirma que solicitou os exames realizados no senhor Antônio para passar por um especialista, porém que a Santa Casa não cedeu os documentos.

Segundo a Santa Casa de São Roque, o caso de Antônio Vitório da Silva é considerado grave e que é necessário a transferência do paciente para um hospital que tenha UTI Coronariana (especializada em pacientes cardiológicos).

A Santa Casa informou que foi solicitada a vaga para transferência do paciente através da Central de Referencia Oferta de Serviços de Saúde (CROSS), central reguladora que direciona os pacientes que necessitam de transferência para outras instituições hospitalares.

É esta agencia que pesquisa vagas em hospital e direciona os pacientes, analisando não apenas a disponibilidade de leitos, mas também se o paciente tem condições de realizar a viagem. 

A irmandade afirma que não tem controle sobre as ações do CROSS e que cabe a ela zelar o paciente até que a vaga esteja disponível. “Desde que o referido paciente deu entrada, recebeu todo o atendimento possível para um Hospital que atende baixa e média complexidade. Sensível ao caso e à família, também está sendo feito um esforço paralelo na busca de outras alternativas, embora estamos tendo muitas dificuldades”, afirma a Santa Casa. 

A irmandade finaliza que tem a estrutura preparada para assim que abrir uma vaga possa ser feita a transferência, uma vez que as condições do paciente permitam. O Departamento de Saúde da Prefeitura de São Roque também está analisando o caso e solicitando ao estado que libere a vaga.

Nossa redação também questionou sobre qual a doença do paciente e sobre o procedimento de parada cardíaca aplicada em Antônio Vitorino, mas o hospital não respondeu as questões, alegando que os questionamentos foram respondidos levando em consideração o sigilo médico e paciente.

Familiares de Antônio estiveram no Fórum de São Roque na tarde desta quinta-feira (24) para entrar com um processo sobre o caso. “Entramos com um Mandado de Segurança contra o Estado, exigindo uma vaga devido ao estado de saúde do meu sogro. Fomos orientados que o processo passará pelo juiz e, se ele for aprovado, o Estado terá que disponibilizar a vaga.”, completa genro.

Posteriormente fomos informados que o Juiz autorizou o Mandado de Segurança, que será disponibilizado a Santa Casa de São Roque. Com a ordem Antonio deve ser transferido dentro de 12 horas sob risco de multa. 

No início da noite, a Santa Casa informou que o CROSS disponibilizou a vaga e o paciente foi transferido.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.