22/01/2019 às 00h00min - Atualizada em 22/01/2019 às 00h00min

Mercado de live streaming movimenta bilhões na China e nos Estados Unidos

Assessoria de imprensa

O sistema financeiro passa por mudanças constantes com as novas tecnologias. Atualmente, empresas com a Google, a Amazon e o Facebook possuem receitas maiores que o PIB de alguns países. Em 2019, uma nova forma de entretenimento promete movimentar ainda mais este cenário. O mercado de live streaming tem crescido mundialmente, gerando lucros e audiências que encaram de frente grandes emissoras de TV.

A tecnologia de streaming ganhou notoriedade, principalmente, pelo crescimento da Netflix. A empresa de filmes e seriados mudou a indústria cinematográfica em poucos anos, muito pelo uso desta inovação. Ela funciona de forma simples, sendo apenas um tipo de transmissão de som e imagem por uma rede de computadores, ou seja, pela internet.

Já o live streaming é uma transmissão ao vivo que usa dessa tecnologia para chegar aos espectadores. Em alguns países, este mercado já ganhou forma e tem uma receita de grande porte. É o caso da China que, segundos dados da empresa L2, possui cerca de 100 milhões de visualizações por mês. Toda essa audiência gera um faturamento anual de quase US$ 5 bilhões, em um mercado ainda em ascensão.

O aplicativo Momo, por exemplo, é um dos líderes no mercado chinês e conta com uma base de quase 70 milhões de usuários ativos mensalmente. A empresa anuncia faturamentos bilionários, que crescem a cada ano. Em 2018, a Momo teve um lucro de US$ 1,4 bilhão, com um crescimento de 57% em relação ao ano anterior.

Sites apostam na nova tecnologia

Não é só a China que está crescendo e lucrando com o mercado de live streaming. Os Estados Unidos também caminham em passos largos. O Facebook lançou o sistema Live integrado com o aplicativo original, ou seja, para facilitar o acesso ao mecanismo. O Instagram, também controlado pela maior rede social americana, permite que o usuário faça transmissões ao vivo e salve por 24 horas. Os dois aplicativos possuem, juntos, quase três bilhões de usuários ativos, por mês.

 

O Periscope, que é de propriedade do Twitter, foi um dos primeiros aplicativos dedicados a este tipo de serviço. Ele foi inaugurado em 2015 e chegou a ser o líder no mercado. Por conta da integração que possui com a rede social, foi muito utilizado pelos usuários que já possuiam um cadastro no Twitter.

A tecnologia não é usada apenas como transmissão simples. Algumas empresas utilizam o live streaming para uma interação maior com o usuário. É o caso da plataforma de iGaming da Betway Casino, que faz transmissões ao vivo das mesas de blackjack ou roleta com dealers humanos. Um sistema que também é utilizado pela empresa DaCast, que permite uma interação simultânea entre várias transmissões ao vivo. Porém, é um aplicativo direcionado apenas para empresas.

O mercado que talvez mais chama a atenção com live streaming é o de videogames como Lague of Legends ou Fortnite. A Twitch TV é a líder mundial no segmento, com mais de 200 milhões de usuários cadastrados. Em 2014, a gigante Amazon pagou quase U$ 1 bilhão para adquirir a plataforma. A Google também não fica de fora, já que o YouTube Gaming Live foi criado exatamente para rivalizar com a Twitch. Outra grande empresa que possui um aplicativo no mercado é a Microsoft. O Mixer foi lançado em 2018, e ainda busca maior espaço no cenário de live streaming.

O mercado brasileiro

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, houve um crescimento de 57,1%, em 2017 no uso da TV para acessar a internet. O Brasil possui quase 127 milhões de pessoas conectadas à web, sendo 21 milhões usando a TV como acesso aos conteúdos que busca. Ou seja, mais de 16% do total. Outro dado importante: 146 mil pessoas usam apenas a televisão, e nenhum outro dispositivo, para se conectar.

 

Esses números mostram o interesse, no Brasil, com a tecnologia de streaming. Segundo a Feltrin, a Netflix possui cerca de 8 milhões de assinantes no país e conta com um faturamento de quase R$ 2 bilhões. A expectativa, em 2019, é que a empresa ultrapasse a NET e tenha mais assinantes do que qualquer TV à cabo do país. Ou seja, as novas tecnologias já começaram a ganhar corpo e a liderança do mercado nacional.

No entanto, o cenário de live streaming no país ainda não teve um estouro. A maioria dos usuários estão na Twitch TV ou então fazendo transmissões esporádicas no Instagram. O brasileiro ainda está atrelado com o uso mais comum das redes sociais. Porém, é preciso ficar de olho no crescimento, já que hoje o país é um dos líderes em usuários no Facebook e também no YouTube. Não é difícil imaginar que, nos próximos dois anos, este mercado ganhe mais adeptos. A rede social é um dos passatempos, e mercado, que mais crescem por aqui. A live streaming pode ser a próxima mudança nesta estrutura.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.