18/01/2019 às 10h08min - Atualizada em 18/01/2019 às 00h00min

Dia do Farmacêutico: o herói da saúde

No próximo domingo (dia 20) celebramos o dia deste profissional tão especial

No próximo domingo, dia 20 de janeiro, será comemorado o dia do farmacêutico, profissional que exerce um papel vital na sociedade, disponibilizando seus conhecimentos em prol da saúde das pessoas. Uma profissão que, infelizmente, não é tão valorizada quanto deveria, pois apesar da sua importância, boa parte da população ainda o vê simplesmente como o homem que troca uma receita por um remédio ou que dá “dicas” sobre que medicamento tomar para alguns males menores.

Farmacêutico é uma profissão que exige anos de estudo, porém que representa muito mais do que simplesmente possuir uma responsabilidade de alto nível, ou a capacidade de saber lidar com o ser humano que precisa de atenção, cuidado e orientação. Seu profissional está apto à atuar em cerca de 60 atividades diferentes e não apenas a supervisionar a compra de remédios, mas podendo também manipular fórmulas, aplicar acupunturas, entre outras atividades.

Com uma vasta área de conhecimentos no ramo da saúde eles podem atuar em diversos estabelecimentos, como farmácias hospitalares e veterinárias, laboratórios toxicológicos, análises clínicas, instituições de saúde pública, indústrias farmacêuticas, alimentícias ou cosméticas, entre outras.

Ser farmacêutico é ser o profissional da farmácia, do laboratório, do sangue, do ensino e da pesquisa. É aquele capacitado para preparar soluções, manipular fórmulas e produzir comprimidos, cápsulas e xaropes.

Como uma de suas funções mais básicas é administrar a medicação correta aos pacientes ele é, ao lado do médico, um dos profissionais mais importantes para a saúde da pessoa.

O farmacêutico faz parte de uma equipe de outros profissionais da saúde e fiscaliza com amor todos os serviços prestados. Faz misturas agradáveis, compõe unguentos, acalma dores e proporciona a cura para doenças. Pertencer a esta profissão é, acima de tudo, abraçar as causas que preocupam a humanidade e ter uma profunda vontade de servir com dedicação e responsabilidade.

Aproveitamos a celebração que se aproxima para perguntar a profissionais que trabalhando no setor “de farmácias sobre a profissão de farmacêutico.  Confira abaixo os depoimentos.

O dia do farmacêutico é uma conscientização sobre esta profissão tão bonita e que muitas vezes atua como uma “ponte” entre o médico e o paciente, prestando um atendimento humanizado onde o objetivo é entender qual o problema da pessoa. 

Andreo Giovane P. da Silva – Atendente de Farmácia

"Ser farmacêutica é sempre ajudar, valorizar a saúde e tentar fazer alguém se sentir melhor. É também não desistir de amar o próximo e ficar feliz com o alívio de outras pessoas, promovendo saúde e qualidade de vida"

Polyana Ramos – Farmacêutica

Ser farmacêutico é fornecer saúde as pessoas, orientando-as adequadamente, para que elas entendam o que elas estão consumindo e para que. Aproveito também para homenagear os aproximadamente 160 mil farmacêuticos que fazem parte do nosso Brasil neste dia especial.

Marino Garzella – Farmacêutico

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.