09/05/2014 às 16h16min - Atualizada em 09/05/2014 às 16h16min

Funcionários ajudam a resolver caso de assédio no Santander

Gerente é desligada pelo banco e deixa seu posto, para alívio dos funcionários

Um caso de assédio moral no banco Santander Select foi solucionado pelo Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região e pelos próprios funcionários da agência, localizada na rua XV de Novembro, em Sorocaba. Depois de receber uma carta, assinada por 80% da agência, que relatava uma situação de assédio moral constante por parte da gerente contra os funcionários, o sindicato. O presidente do sindicato, Julio Cesar Machado, acompanhado dos diretores do sindicato e funcionários do Santander, Carlos Roberto Rosa Lopes (Kabé), e Antônio Lages, se reuniram, dia 20 de março, com o superintendente regional do banco para exigir uma solução para o problema.

Passado pouco mais de 40 dias, a situação piorou ao invés de melhorar e não houve outra solução que não fechar a agência, o que acabou acontecendo dia 6 de maio. Porém, o apelo dos funcionários e do sindicato não foi ouvido pela gestora, que aumentou ainda mais a pressão e o assédio sobre seus subordinados, tornando o clima insuportável dentro da agência, causando desavenças diversas.

Acionado mais uma vez pelos funcionários, o sindicato fechou novamente a agência Select, no dia seguinte. O banco prometeu tomar providências. Porém, a esta altura, o caso já havia tomado as páginas dos jornais e portais de notícias e os noticiários da TV e das rádios locais, ganhando destaque maior do que o suportado pelo banco. E finalmente, no dia 8 de maio, depois do fechamento da agência pelo terceiro dia consecutivo, a gerente foi desligada pelo banco Santander e deixou seu posto, para alívio dos funcionários.

“Nós fizemos o nosso trabalho com o empenho de sempre, mas o mérito do sucesso deste caso é dos próprios funcionários da agência Select, que com coragem e iniciativa, assinaram uma carta e entregaram ao sindicato, nos dando ferramentas para agir. O resultado dessa postura foi o desligamento da gestora e o restabelecimento da paz naquela agência. Parabenizamos a todos os funcionários do Santander Select, pela coragem e iniciativa e desejamos que os bancários dos demais bancos tomem como exemplo esses colegas, para exigir também seus direitos. Pois sem a ajuda dos bancários, fica bem mais difícil para nós, do sindicato, agirmos. Portanto, denunciem! Não tenham medo e não se acuem em um canto, pois é exatamente isso que gestores assediadores querem”, revela Julio Cesar Machado, presidente do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.