16/01/2019 às 14h02min - Atualizada em 16/01/2019 às 14h02min

Cotia registra uma das menores taxas de mortalidade infantil da região

Os números divulgados pelo Seade ratificam o levantamento feito pela Secretaria da Saúde, em 2018. A queda foi anotada em 2017

Vagner Santos

Nas últimas semanas, a Fundação Seade divulgou a taxa de mortalidade infantil referente ao ano de 2017 dos municípios paulistas. Os números mostram que Cotia teve uma das menores taxas na Região Oeste da Grande São Paulo: 7,6 óbitos por mil nascidos vivos. O resultado ratifica um levantamento feito pela própria Secretaria de Saúde, no início de 2018, que mostrou que a cidade teve uma taxa de 7,5.

Os números divulgados pela Fundação Seade traçam um panorama sobre a evolução centenária das estatísticas vitais do Estado de São Paulo, produzidas a partir de informações enviadas pelos Cartórios de Registros Civil dos municípios. Entre estas informações, estão os números referentes à mortalidade infantil.

Entre as cidades da região, com mais de 220 mil habitantes, Cotia foi a que teve a menor queda de mortalidade infantil. A queda na taxa, entre os anos de 2016 e 2017, chegou a 41,9%, já que em 2016 a taxa de mortalidade em Cotia havia ficado em 13,1, de acordo com o Seade.

O prefeito Rogério Franco comemorou o resultado e afirmou que com as melhorias implantadas na saúde pública da cidade a expectativa é que o resultado melhore ainda mais nos próximos levantamentos. "Com gestão conseguimos dirimir uma grande demanda que tínhamos reprimida por consultas médicas. Hoje, a gestante consegue fazer o seu pré-natal com tranquilidade, otimizamos as agendas dos pediatras. Entre as nossas prioridades está o cuidado com a saúde das pessoas", disse o Chefe do Executivo.

O prefeito salientou ainda, que a Secretaria de Saúde tem atendimento especializado para gestantes de alto risco. "Identificado o risco na gestação pelo GO da UBS, a gestante já é encaminhada para a Clínica da Mulher, onde recebe acompanhamento específico para o seu caso", salientou o prefeito. No local, as gestantes também recebem orientação sobre cuidados durante a gravidez e com o recém-nascido.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.