17/01/2019 às 14h00min - Atualizada em 15/01/2019 às 00h00min

Departamento de Meio Ambiente de Mairinque divulga balanço de atividades de 2018

Executivo destaca ações na área ambiental e atividades voltadas aos estudantes

O Departamento de Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura Municipal de Mairinque divulgou nesta semana um balanço das ações desenvolvidas durante o ano de 2018. Com foco na educação ambiental, foram elaboradas diversas atividades voltadas aos estudantes e a população do município.

Para trazer a participação do público, foram organizadas Feiras de Sustentabilidade na Praça da Matriz (Centro) e no Bairro Dona Catarina com jogos pedagógicos para crianças, distribuição de mudas, orientação ambiental sobre o descarte de óleo de cozinha usado, proteção dos recursos hídricos, arborização urbana e prevenção e combate às queimadas e a dengue. Essas ações ocorreram com o apoio da Coordenadoria da Defesa Civil e Vigilância Epidemiológica.

Em comemoração aos dias da Água, do Meio Ambiente, da Árvore e do 20° aniversário de criação da Área de Proteção Ambiental - APA de Itupararanga, o Departamento também realizou em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e instituições públicas e privadas diversos eventos, com destaque para as atividades promovidas pelo setor como o Workshop de Fotografia e Meio Ambiente, o Workshop de Avaliação de Risco de Queda de Árvores e o Workshop de Gestão das Águas.

 Além dessas ações, o Departamento de Meio Ambiente trabalhou para formalizar a Escola Municipal Emília Borges, do Bairro Granada, como “Instalação Modelo de Sustentabilidade” e fundamentar o projeto piloto de Conselho do Meio Ambiente Jovem, organizado na Escola Municipal Felipe Lutfalla, bairro Porta do Sol e na Escola Estadual José Pinto do Amaral, Vila Barreto. 

Aliado a essas atividades nas instituições de ensino, foram oferecidas visitas monitoradas à Nascente Modelo e ao Horto Florestal, sendo que, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA foi possível confeccionar os guias de arborização urbana para orientação da população e a instalar as placas de indicação de rota de bike na Área de Proteção Ambiental de Itupararanga, no trecho da Estrada Vicinal Mairinque - Ibiúna.

De acordo com a Diretora do Departamento, Ely Yasuda, todas essas ações refletiram na pontuação histórica alcançada por Mairinque no Programa Município VerdeAzul, fazendo com que a cidade chegasse aos 73,19 pontos. “Esse resultado é o resumo de todo o empenho dos profissionais que atuam no departamento, que participaram de cursos e treinamentos e trabalharam duro para conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente local”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.