11/01/2019 às 18h30min - Atualizada em 11/01/2019 às 16h30min

Otimismo e crescimento marcam a InvestSmart 2019, maior evento de investimentos da cidade do Rio

Evento reuniu grandes nomes do mercado financeiro em palestras que trouxeram um panorama da economia em 2019

Assessoria de Imprensa Inspiracom

A InvestSmart 2019, maior evento de investimentos do Rio de Janeiro, realizada pela BANKRIO Financial Group, reuniu mais de mil pessoas em dois dias, em palestras e estandes no Hotel Vila Galé, na Lapa. O evento abordou a transformação do atual mercado financeiro brasileiro e divulgou previsões para o setor neste ano, além de contar com a presença dos melhores economistas e gestores de fundos do Brasil, como Ricardo Amorim, o fundador da NCH Brasil James Gulbrandsen, a economista-chefe da XP Zeina Latif, o analista político Erich Decat, o ex-jogador e técnico de futebol Jorginho, entre outros especialistas e personalidades. A apresentação ficou por conta dos jornalistas Felipe Andreoli e Rafa Brites, que também são clientes da BankRio.

 

Sobre as expectativas com o novo governo, os palestrantes olharam com otimismo e ressaltaram uma recuperação e retomada do crescimento da economia brasileira, mas salientaram a necessidade de reformas estruturais. Para alguns, a dica é olhar com mais atenção para as empresas emergentes, que, historicamente, têm tido um resultado expressivo. Mesmo com o olhar positivo, os especialistas recomendam cautela.

 

O economista Ricardo Amorim também vê 2019 com otimismo, mas observa que os avanços só terão êxito se o atual governo avançar com as reformas, principalmente da Previdência. Em sua apresentação, Amorim, na contramão da opinião dos especialistas, acredita que o mercado tende a crescer no ceticismo coletivo. Em sua visão, será insustentável manter as aposentadorias, levando em conta a expectativa de vida atual e a quantidade de contribuintes, se não houver uma cuidadosa mudança. O economista acredita que a equipe econômica do novo governo tem um diagnóstico correto do problema no país, mas a capacidade de implementar o tratamento é duvidosa. O economista alertou os presentes para os ciclos e oportunidades de investimento, que acontecem quando a condição do mercado atinge seus menores índices.

 

Zeina Latif, economista-chefe da XP, entende que mesmo com a possibilidade da volatilidade no governo Bolsonaro, é um presidente que pode ter o mínimo de pragmatismo para fazer ajustes na economia, com o auxilio de sua equipe. Como Ricardo Amorim, ela também reconhece que existe a necessidade de reformas estruturais, com foco na Previdência. Além disso, comenta que é fundamental a abertura da economia, levando em conta que o Brasil ainda é muito fechado nesta questão, mas entende que ainda não será no primeiro ano de mandato. Fazendo um balanço de 2019, Zeina enxerga um cenário construtivo, mas alerta que é preciso ter pé no chão.

 

O CEO da BankRio, Samyr Castro, conta que a INVESTSMART triplicou de tamanho desde sua primeira edição, no ano passado, e confessa que em 2019 superou expectativas e se consolidou como um evento revolucionário no cenário de investimentos do Rio de Janeiro.

 

“Já estava na hora de ter no Rio de Janeiro um evento como esse. Estamos muito felizes com a receptividade e crescimento da INVESTSMART 2019, e, no ano que vem, estaremos ainda mais expressivos, trazendo os melhores profissionais do mercado para pensar a economia”, diz Samyr Castro.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.