04/01/2019 às 11h19min - Atualizada em 04/01/2019 às 00h00min

Confira os valores e prazos de pagamento para o IPVA 2019

Os proprietários de carros no Estado de São Paulo já podem conferir o valor

O ano começa e com ele vem os impostos. Uma das principais taxas a ser paga nesta época é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Os proprietários de carros no Estado de São Paulo já podem conferir o valor da tarifa 2019 e realizar o pagamento em qualquer rede bancária, através dos caixas eletrônicos ou diretamente nos caixas. Para realizar o procedimento basta fornecer o número do Renavam do veículo.

Também é possível verificar diretamente no portal da Secretaria da Fazenda (portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/ipva/), mediante o número do Renavam e a placa do veículo. É importante lembrar que o final da placa do veículo determina o vencimento do imposto (ver tabela) e que os contribuintes podem pagar o imposto em cota única no mês de janeiro (com desconto de 3%) ou em parcelas de até três vezes de acordo com o final da placa do veículo. Também é possível quitar o imposto no mês de fevereiro, sem desconto.

As alíquotas do imposto permanecem inalteradas para 2018. Os proprietários de veículos movidos a gasolina e os bicombustíveis recolherão 4% sobre o valor venal. Veículos que utilizam exclusivamente álcool, eletricidade ou gás, ainda que combinados entre si, têm alíquota de 3%. As picapes cabine dupla pagam 4%. Os utilitários (cabine simples), ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares recolhem 2% sobre o valor venal. Os caminhões pagam 1,5%.

Quem deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.