24/12/2018 às 10h00min - Atualizada em 24/12/2018 às 00h00min

DIETA no NATAL! E agora?

A época do NATAL é um momento que nos acomete a lembranças de pessoas amadas

Montse Bradford, disse: “- O QUE PENSAMOS GERA EMOÇÕES, MAS O QUE COMEMOS TAMBÉM GERA EMOÇÕES’. Isso demonstra que as pessoas desenvolvem diferentes comportamentos como resposta as suas emoções dependendo de diversos fatores como ambiente onde vivem, a sua formação e a sua capacidade de identificar e gerenciar os seus sentimentos. E essa relação envolve sim a capacidade de manter um resultado positivo ou negativo de seu peso.

Hoje sabemos que as emoções afetam as decisões nutricionais diretamente, desde a quantidade, tipo de alimento e o numero de refeições. E como manter este equilíbrio neste período onde trazemos à tona todas as emoções relacionadas as festividades de final de ano? Quando um paciente me pergunta como manter seu peso nesta época, falo: “- Lembre-se da imagem da Santa Ceia. Independente de sua religião, essa imagem retrata exatamente a partilha, a divisão, o amor e respeito ao próximo, e podemos sim criar uma realidade de harmonia neste período, basta apenas manter o EQUILIBRIO entre a HARMONIA dos ALIMENTOS que ESCOLHEMOS consumir!”. Atualmente só se escuta falar em privação e PLANEJAMENTO ALIMENTAR não tem a ver com PROIBIÇÃO e sim com ADEQUAÇÃO. Adequação das quantidades nutricionais que cada corpo realmente necessita para se manter saudável, e como SERES HUMANOS temos uma relação de AMOR com a COMIDA, então precisamos imaginar que nosso CORPO precisa apenas de EQUILIBRIO entre o que PRECISMOS e o que QUEREMOS.

A época do NATAL é um momento que nos acomete a lembranças de pessoas amadas, e quem nunca sentiu um cheirinho de café e se lembrou de alguém muito querido? Essa é a EMOÇÃO que está diretamente ligada ao nosso HÁBITO ALIMENTAR, então não se prive desta emoção, mas tenha sim cautela nas quantidades, reflita sobre o que seu corpo necessita, mastigue bem os alimentos, sinta o sabor, tente descobrir os ingredientes, faça deste momento uma explosão de EMOÇÕES POSITIVAS, curta o ambiente, as pessoas, olhe a decoração, PERMITA-SE escolher aquilo que AMA COMER, só não esqueça que seu corpo tem limites e que devemos respeitar esses limites. Faça deste NATAL um MOMENTO ESPECIAL e crie a oportunidade de um 2019 de GRANDES CONQUISTAS!

Dra. Priscila Cardoso Delmenico

Nutricionista Clínica . Funcional . Esportiva . Estética

Multi Med São Roque (11) 4784

Instituto e Clínica de Mairinque (11) 47082362'

Instituto Marco Martins (15) 32332635 / (11) 973349815

Equipe de Cirurgia Bariátrica - Unimed São Roque (11) 47135200

Coordenadora Curso Técnico em Nutrição e Dietética - Centro Paula Souza / Etec de Mairinque e membro da equipe de empresários do BNI Maestria de São Roque


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.