05/12/2018 às 11h32min - Atualizada em 05/12/2018 às 00h00min

População protesta no Carrefour de Osasco por morte de cão que teria sido espancado no local

Carrefour e o segurança que teria agredido podem ser processados

Defensores dos direitos dos animais realizaram um protesto nesta segunda-feira (03) numa unidade da rede de hipermercados Carrefour, em Osasco, devido a morte de um cachorro que teria sido espancado dentro das dependências da loja. Segundo relatos, um funcionário da loja teria espancado o cão de rua na última quarta-feira (28), causando sua morte. Confira o protesto.

"O cachorro foi quase morto a pauladas por um segurança da loja a mando de seu superior responsável, só porque pessoas importantes e diretores da matriz da empresa visitariam a loja. Para fazer "bonito", não queriam o cachorro abandonado rodando por lá. Mandaram eliminar o animal como se não fosse nada e da pior forma possível!", escreveu Isabela Marcelino, responsável pela denúncia, em sua rede social.

Após o ocorrido, a rede de Hipermercado negou que tivesse qualquer relação com a morte do cachorro, atribuindo a responsabilidade do caso ao Zoonoses de Osasco, dizendo que o animal “desfaleceu em razão do uso de um ‘enforcador’”.

A Prefeitura de Osasco negou a acusação, informando que cão morreu após chegar ao atendimento emergencial apresentando hipotensão severa (pressão baixa), hipotermia intensa, hematêmese (vômito com sangue) e escoriações múltiplas, sendo que apesar do tratamento, o animal não resistiu aos ferimentos e veio a falecer.

“No dia 1/12/2018, o Departamento de Fauna e Bem Estar Animal passou a receber informações que se tratava de um caso de maus tratos e foi iniciado a apuração do caso com solicitação de inquérito policial. O inquérito policial está sob responsabilidade da Delegacia Especializada de Osasco. Somente o inquérito poderá indicar as causas da morte e a quem cabe a responsabilidade”, informou a prefeitura.

Um vídeo divulgado através das redes sociais, mostra o animal sendo socorrido pelo agente da prefeitura.

Em seguida o Carrefour emitiu uma nova nota admitindo que houve um “grave problema” no mercado, informando que o agente acusado de espancar o animal foi afastado e que aguarda o resultado do inquérito aberto sobre o caso.

“Estamos tristes com a morte desse animal. Somos os maiores interessados para que todos os fatos sejam esclarecidos. Por isso, aguardamos que as autoridades concluam rapidamente as investigações. Qualquer que seja a conclusão do inquérito, estamos inteiramente comprometidos na reparação desse dano”, continua a empresa.

O caso ganhou repercussão através das redes sociais gerando revolta em diversas pessoas. O presidente da ACRIMESP (Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de São Paulo), Ademar Gomes, anunciou que a entidade deve processar o Carrefour e o segurança que teria agredido a pauladas e causado a morte do cachorro.

A prática ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais pode render detenção, de três meses a um ano, e multa, além do fato de que a pena pode ser aumentada de um sexto a um terço se ocorre morte do animal.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.