04/12/2018 às 09h11min - Atualizada em 06/12/2018 às 00h00min

Fintechs e mudanças nos serviços financeiros

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação

Quando você usa o PayPal, o Apple Pay, o Google Wallet ou simplesmente seu cartão de crédito para fazer uma compra online, você, o consumidor, o varejista de comércio eletrônico e os bancos por trás da troca de dinheiro estão usando as chamadas Fintechs. De modo geral, Fintech (tecnologia financeira) é onde a tecnologia é aplicada em serviços financeiros ou usada para ajudar as empresas a gerenciar os aspectos financeiros de seus negócios, incluindo novos softwares e aplicativos, processos e modelos de negócios.

Nos últimos anos, as Fintechs passaram a ser conhecidas como a base para o processamento de transações pela Internet, via serviços a computação em nuvem, tecnologia que virtualiza os dados enviados online. Mas esse tipo de serviço não é novo. As Fintechs estão por aí praticamente há um bom tempo, mas somente após a crise mundial de 2008 que elas evoluíram para interromper e reformular a forma como o cidadão comum lida com seu dinheiro, faz pagamentos, investimentos, entre outros. Até mesmo o dinheiro em si foi virtualizado com o advento das Fintechs — você já ouviu falar do Bitcoin, certo?

 

Mudanças nos serviços financeiros

 

Em apenas alguns anos, as Fintechs definiram a direção, a forma e o ritmo das mudanças em quase todos os subsetores de serviços financeiros. Os consumidores agora esperam integração digital sem interrupções, aprovações de empréstimos rápidos e pagamentos gratuitos de pessoa para pessoa — todas as inovações que as Fintechs ajudaram a popularizar.

Um estudo da consultoria de tecnologia Deloitte avaliou as forças que estão trazendo essas mudanças ao mercado. O relatório apontou os movimentos que já estão tomando forma e influenciando a maneira como o consumidor comum recebe e gasta seu dinheiro, sendo eles:

1. O crescimento das compras pela internet, que está se expandindo rapidamente em detrimento das compras feitas em lojas físicas, levando ao domínio de soluções online e sem papel para transações.

2. Um equilíbrio de poder que muda de bancos e outros serviços financeiros para aqueles que pensam na experiência do cliente. Os bancos estão eliminando os serviços presenciais e procurando a Fintech e as grandes empresas de tecnologia para criar novas maneiras de envolver os consumidores.

3. Novas plataformas que coletam dados para criar uma visão completa de mercado e usar análises para descobrir tendências.

4. Produtos de seguros, que estão se tornando mais adequados para clientes que, por sua vez, estão exigindo cobertura para locais específicos, usos e prazos. Isso está levando as seguradoras a coletar e analisar dados adicionais sobre seus clientes.

5. Inteligência artificial, que agora desempenha um papel na diferenciação de produtos de serviços financeiros, uma vez que substitui atividades humanas complexas.

6. Melhoria do processo de solicitação de empréstimos e financiamentos, com avaliação dos perfis financeiros e risco de crédito totalmente online.

 

O empréstimo pessoal online

 

No caso do acesso ao crédito, as Fintechs democratizaram os pedidos de empréstimo, que antes ficavam restritos às burocracias dos bancos tradicionais. Empresas como a fintech MoneyMan passaram a oferecer empréstimos totalmente online, onde o solicitante pode fazer seu pedido sem sair de casa. O crédito pessoal no MoneyMan é oferecido em até 12 parcelas e pode ser solicitado mesmo por quem não tem comprovante de renda.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.