30/11/2018 às 15h34min - Atualizada em 01/12/2018 às 00h00min

Conheça os diferentes bancos de dados para hospedagem de sites

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação

 

A hospedagem de sites é um dos detalhes mais importantes para quem quer ter (ou até já tem) um projeto na internet. Graças a um bom serviço de web hosting o seu site ou blog tem as condições necessárias para ser bem sucedido.

 

Por isso, é importante conhecer os principais assuntos referentes a hospedagem de sites. Um desses temas são os diferentes bancos de dados.

 

Esses bancos são as informações catalogadas e ordenadas de uma maneira que facilite o acesso a elas. Para que exista ordem e a organização necessária dos bancos de dados, existem linguagens de programação adequadas para eles.

 

Em uma época em que as informações cada vez mais dependem da tecnologia, os bancos de dados adquirem uma enorme relevância. Sendo assim, dados sobre clientes, compras, vendas, produtos, tudo isso deve ser muito bem armazenado, catalogado e protegido.

 

Nesse caso, é impossível deixar de mencionar a linguagem conhecida como SQL, que são as iniciais para “Structured Query Language”, ou, traduzindo para o português, “Linguagem de Consulta Estruturada”.

 

A linguagem SQL

 

A SQL foi desenvolvida durante o início dos anos 70 nos laboratórios de pesquisa da IBM. Ela é voltada para a aplicação de banco de dados.

 

Para se ter uma ideia, bancos de dados como Oracle, MySQL e SQL Server, por exemplo, utilizam a linguagem SQL para proporcionar o acesso a eles.

 

Além disso, é possível dizer que a SLQ é uma LDD, ou seja, é uma Linguagem de Definição de Dados. Dessa maneira ela permite a criação de tabelas em um banco de dados relacional, possibilitando ainda que tais tabelas sejam removidas ou alteradas.

 

Outra característica dela é ser uma LMD, ou seja, Linguagem de Manipulação de Dados. Com isso, ela possibilita selecionar, inserir e alterar dados em uma tabela.

 

Por outro lado, ela também é uma DCL, também conhecida como Linguagem de Proteção de Acesso, pois viabiliza que o usuário defina permissões e restrições de acessos a determinados dados.

 

SQL Server

 

Existem diferentes maneiras de gerenciar os bancos de dados por meio da linguagem SQL. A utilização do software SQL Server é uma delas.

 

O SQL Server é um gerenciador relacional de bancos de dados. Nesse caso, as informações que ele altera e manipula são colocadas em campos de tabela.

 

Ele foi desenvolvido pela Microsost e atualmente é um dos principais gerenciadores de banco de dados do mercado.

 

Uma das suas características mais evidentes é a segurança. Nesse caso, o SQL Server funciona com sistemas de criptografia integrada, assegurando que os dados serão vistos e atualizados por usurários autorizados.

 

Entre os benefícios do SQL Server está o fato de que ele é indicado para quem quer desenvolver sites que funcionam como loja virtual.

 

Ele também é relevante para sites como bancos, indústrias, instituições governamentais, enfim, para qualquer ambiente que trabalhe com alta quantidade de dados.

 

Postgre SQL

 

Assim como SQL Server, ele também é um gerenciador de banco de dados. Ele foi desenvolvido e lançado no ano de 1989 e é software de código aberto.

 

É um programa de fácil instalação e apresenta interfaces intuitivas, sendo muito utilizado por pessoas que ainda estão iniciando as suas atividades na área da programação.

 

Além disso, ele é leve e pode ser instalado rapidamente. O funcionamento também é simples, pois o usuário pode trabalhar com tamanhos ilimitados de linhas, tabelas e mecanismos de bloqueio.

 

MySQL

 

Assim como o Postgre SQL, o MySQL também é um software livre. Ele foi desenvolvido no ano de 1995 e é compatível com diferentes tipos de sistemas operacionais, tais como Windows e Linux.

 

Ele também é caracterizado por ser um gerenciador de banco de dados seguro e dotado de mecanismos que liberam ou alteram atualizações.

 

Além disso, ele permite a realização de backups. Com isso, é possível proteger dados para que não sejam perdidos diante de algum imprevisto.

 

Outra característica interessante do MySQL é permitir auditorias de acesso com o objetivo de rastrear as atividades realizadas por um determinado usuário.

 

MongoDB

 

Ele é um gerenciador de banco de dados lançado que foi lançado no ano de 2009, pela empresa 10gen. Ele também é um software de código aberto.

 

O MongoDB foi escrito na linguagem de programação C++, possibilitando que ele seja compatível com diferentes sistemas operacionais.

 

Esse gerenciador é bastante indicado para manusear grandes volumes de dados, pois ele suporta tanto escalamento horizontal quanto vertical.

 

Sendo assim, o MongoDB se torna uma alternativa interessante para organizar e gerenciar catálogos de produtos em e-commerce, por exemplo.

 

Conclusão

 

O controle de banco de dados é um procedimento importante, pois cada vez mais, lojas virtuais, empresas e instituições financeiras trabalham com uma elevada quantidade de informações.

 

Além disso, o armazenamento de banco de dados também tem relação com a hospedagem de sites, que é um tema importante para qualquer um que possui um projeto na web.

 

Portanto, vale a pena conhecer algumas características básicas dos gerenciadores e bancos de dados mais utilizados da atualidade.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.