30/04/2014 às 13h14min - Atualizada em 30/04/2014 às 13h14min

Saída da 85ª Romaria dos Cavaleiros de São Jorge aconteceu nesta quarta-feira na Brasital

A comitiva passou pelas principais ruas e avenidas do centro de São Roque

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 30, a saída da 85ª Romaria dos Cavaleiros de São Jorge.

A concentração se deu no Centro Educacional Cultural Brasital, de onde as charretes e os cavaleiros saíram acompanhando a imagem de São Jorge.

O evento contou mais uma vez com o apoio da Prefeitura da Estância Turística de São Roque, com a Guarda Civil Municipal e com o Departamento de Trânsito.

A presidente da Romaria, Santina César, falou sobre toda a preparação para o evento. “Nós procuramos organizar a romaria ao longo do ano todo. Tudo na questão de desviar os carros do caminho dos cavalos e das charretes é um trabalho de conscientização. O preparo dos animais também é feito desde cedo”, afirmou.

Em relação à possibilidade de se haver algum protesto durante o trajeto da romaria, a organizadora afirma: “Apesar de estarmos muito apreensivos em razão das ameaças dos ativistas, nós vamos fazer uma boa romaria. Nós mudamos o trajeto, tirando a romaria da estrada do Ibaté a fim de identificar quem são os romeiros e quem são aqueles que atrapalham o evento. Esses são os carros com som alto que seguem os cavaleiros querendo farrear”. 

Santina também falou sobre a situação dos animais. “Todos podem ver a beleza e o porte dos cavalos. Mas nós sabemos que na nossa romaria vem gente de outras cidades e que a gente não pode garantir 100%. Temos todo o amparo das Prefeituras de São Roque, Araçariguama e Pirapora, com ambulância, caminhão pipa, GCM. Teve gente que falou que nosso carro de apoio vai com bebida e com droga, mas qualquer um pode ver e constatar que não é nada disso”.

Quem estava também presente na ocasião foi o Prefeito de São Roque, Daniel de Oliveira Costa. “A nossa expectativa é de que seja uma festa muito tranqüila. Hoje temos muito mais pessoas, um ambiente familiar e agradável. Há 35 anos eu marco presença na romaria de São Roque, seja de cavalo ou de charrete ou de carro mesmo”. Sobre a preocupação com os maus tratos aos animais, o prefeito afirmou: “Nós temos todas as preocupações e vamos monitorar tudo para que saia da melhor maneira possível. É claro que ninguém vai permitir qualquer abuso aos animais e se houver algum protesto, os manifestantes serão respeitados”.   

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.