26/11/2018 às 10h05min - Atualizada em 26/11/2018 às 10h05min

INSS começa a pagar hoje  2ª Parcela do décimo terceiro 2018

A lei obriga que o dinheiro seja liberado para aposentados e pensionistas até 20 de dezembro.

I

Pensionistas e Aposentados começam a receber nesta segunda-feira (26) a  2ª Parcela do décimo terceiro 2018 corresponde à diferença entre o valor total e o valor da primeira parcela.

O pagamento da segunda parte do abono acontece junto com o benefício do mês vigente. A lei obriga que o dinheiro seja liberado para aposentados e pensionistas até 20 de dezembro.

É importante lembrar que, na segunda parcela, o governo descontará o valor referente ao imposto de renda. Para ser isento desse desconto, o aposentado ou segurado do INSS não pode receber mais de R$ 1.903,98 por mês.

Em 2017, o pagamento da segunda parcela da gratificação mobilizou a entrada de R$ 20,4 bilhões na economia brasileira, entre os meses de novembro e dezembro.

Quem tem direito?

O décimo terceiro, pago em duas parcelas, é um direito de quem recebeu aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-reclusão, auxílio-acidente ou salário maternidade ao longo do ano.

No caso do salário-maternidade e do auxílio-doença, o valor do décimo terceiro é proporcional ao período de recebimento do benefício previdenciário.

abono anual do INSS não é pago aos beneficiários de Renda Mensal Vitalícia (RMV) e nem de Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/Loas).

Como consultar o pagamento?

Para verificar se o pagamento da segunda parcela foi feito, o aposentado ou segurado deve emitir o extrato mensal, disponível no terminal de autoatendimento do banco responsável ou pela internet, na página da Previdência Social.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.