25/11/2018 às 13h00min - Atualizada em 23/11/2018 às 15h38min

Campanha de Vacinação Antirrábica imuniza mais 8 mil animais em Mairinque

Esse número representa um aumento de quase 66% de cães e gatos imunizados contra a Raiva em comparação ao ano passado

A Campanha de Vacinação Antirrábica, realizada pela Vigilância Sanitária, foi encerrada na última quarta-feira (21) no Vale da Esperança, em Mairinque, totalizando 8.167 vacinas aplicadas. Esse número representa um aumento de quase 66% de cães e gatos imunizados contra a Raiva em comparação ao ano passado, quando 5.638 vacinas foram utilizadas.

 

Neste ano, a Campanha teve início no dia 13 de agosto e a equipe responsável pelo manuseio das vacinas, composta por Larissa Catarino, Kelly Arruda, Natália Estanagel e Antônio Stefanini, percorreu todos os bairros do município. Nesse sentido, aproximadamente 5.500 cães foram levados e 2.600 gatos receberam uma dose da vacina.

 

Kelly Arruda, membra da equipe, comenta que o aumento na quantidade de animais vacinados se deu por uma ampliação na equipe e nos dias de vacinação. “Com o aumento da equipe e a quantidade de dias de imunização, mais bairros foram contemplados com a vacinação o dia todo. Em bairros com maiores índices de animais, fizemos o atendimento em mais de uma data para atender a demanda”.

 

A responsável técnica veterinária da Vigilância, Natália Estanagel, fala sobre a importância de realizar a vacinação dos animais domésticos de maneira anual. “A vacinação antirrábica é muito importante, justamente por ser a única forma de prevenção desta doença que é fatal, não tem cura e pode ser transmitida para qualquer mamífero, inclusive para o homem”.

 

Natália ainda explica que entre os sinais clínicos da Raiva estão mudanças de comportamento, em que os animais demonstram maior agressividade, pavor à água (hidrofobia) e convulsão excessiva nas fases finais da doença, podendo até apresentar salivação excessiva. “A transmissão dessa doença se dá através da mordida ou arranhadura de um animal infectado para o outro, então, sempre que o animal apresentar algum sinal de alteração da saúde, o procedimento a ser realizado é levar ao seu veterinário de confiança”. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.