22/11/2018 às 10h06min - Atualizada em 22/11/2018 às 18h49min

Estratégias de trade marketing: como alinhar as equipes?

Neste post, vamos mostrar como alinhar as equipes em torno das estratégias de trade. Além disso, você vai saber como um sistema de trade marketing pode ajudar.

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação

Como gestor de trade marketing, você sabe que alinhar as estratégias entre as equipes dos diversos departamentos da empresa é fundamental para o sucesso das ações, não é mesmo? Afinal, não adianta fazer um belo trabalho de merchandising se o produto não consegue chegar ao PDV devido às divergências entre as equipes de distribuição, vendas e trade.

Portanto, se os processos estão desorganizados e falta engajamento da equipe, os produtos acabam não chegando nas mãos dos consumidores e toda a estratégia de trade marketing pode ficar comprometida.

Neste post, vamos explicar como alinhar as equipes em torno das estratégias de trade. Além disso, você vai saber como um sistema pode ajudar na sua  gestão de trade marketing Acompanhe!

Trace as estratégias em conjunto com as outras áreas

Para montar uma equipe de alto rendimento e garantir os melhores resultados, você precisa se aproximar das lideranças dos outros setores e traçar estratégias comuns e também comunicar as ações para gerar engajamento entre os profissionais.

Entretanto, para estabelecer com qual ação cada membro da equipe irá contribuir, é preciso conhecer bem as competências de cada colaborador. Também é importante estabelecer formas de colaboração mútua, principalmente, entre os setores de vendas, logística e trade. Isso torna possível que se crie uma cultura de comprometimento, intercâmbio de ideias e ajuda mútua.

Invista na capacitação da equipe de promotores

O trabalho da equipe de promotores é fundamental para que as estratégias de trade marketing sejam colocadas em prática. Esses colaboradores também são responsáveis por unir as ações de trade e comercial.

Os promotores devem saber transitar bem entre essas duas áreas. Em algumas empresas, por exemplo, o promotor integra a equipe de vendas e do time de trade marketing. Independentemente do setor em que atue, é importante que todos os colaboradores estejam treinados e capacitados para posicionar o produto de forma correta no PDV.

Além disso, eles precisam ser capazes de auxiliar a equipe comercial com dados relevantes sobre o produto, passar informações sobre os consumidores, ter um discurso alinhado com o dos vendedores e as estratégias de posicionamento da marca e da empresa.

Conte com um sistema de trade marketing

Por fim, é fundamental contar com um sistema de trade marketing. Com ele, você alinha as informações internas com as ações no PDV e mantém uma comunicação online com toda a equipe. Pode ainda passar direcionamentos para o time, tudo de forma online, contando com a ajuda de um app de trade marketing.

Promotores e vendedores podem usar o aplicativo para fazer o monitoramento dos estoques e alimentar dados no sistema dentro da loja. Com isso, você pode tomar as decisões de forma mais rápida e baseada em dados.

Assim, você terá uma gestão muito mais estratégica e alinhada às necessidades do seu mercado de atuação. Com o app de trade marketing é possível obter histórico de compras dos clientes, extrair relatórios, realizar pesquisas no PDV e gerir toda a equipe de forma mais eficiente, contribuindo com o alinhamento das equipes em torno das estratégias de tra

 


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