22/11/2018 às 11h00min - Atualizada em 22/11/2018 às 13h37min

Ciclo de palestras sobre o cinema brasileiro acontece na Brasital

Um breve apanhado histórico do cinema brasileiro

O Museu da Imagem e do Som, em parceria com a Divisão de Cultura do Departamento de Educação da Prefeitura da Estância Turística de São Roque, irá realizar nos dias 27 de novembro e 05 de dezembro, um ciclo de palestras sobre o cinema nacional.

 

O evento será realizado das 18.00 às 21 horas, no CECT Brasital.

 

A primeira palestra será ministrada pelo professor Leandro Afonso que é graduado em Comunicação pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

 

O tema será Uma Introdução às Chanchadas e tem como maior objetivo fazer um breve apanhado histórico do período em que o cinema brasileiro, ancorado principalmente na comédia e no musical, mais se aproximou de uma indústria. Um período que tem ecos nos anos 1920, seus primeiros passos mais firmes nos anos 1930 e vai até o início dos anos 1960. Um período que englobou alguns dos maiores nomes do século, no cinema nacional, ao mesmo tempo em que costuma ser visto como um momento formado por obras, em sua grande maioria, de baixo valor artístico. Assim, a palestra busca mostrar, analisar e discutir trechos de longas que, sejam pela atuação, pelo roteiro ou pela mise-en-scène, representam as chanchadas e, simultaneamente, trazem qualidade e sofisticação.

 

A segunda palestra será conduzida pelo professor Bruno Cucio que é graduado em Comunicação pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

 

O assunto a ser abordado versa sobre Transformações da Retomada – O Cinema da Retomada aos dias de Hoje e busca promover a discussão entorno do cinema nacional, a partir do começo dos anos 90, explorando as inovações estéticas que os cineastas encontraram no período da Retomada do Cinema Brasileiro até a atualidade e as transformações no contexto sócio político cultural.

 

A Divisão de Cultura disponibilizará 50 vagas por evento e as inscrições deverão serem feitas pelo e-mail: [email protected] .

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.