21/11/2018 às 15h00min - Atualizada em 21/11/2018 às 15h00min

Falta de limites em diálogos pode levar a conflitos e a rompimento de relações

Discussão de temas polêmicos precisa de preparação emocional e tolerância com diferenças

Assessoria de Imprensa: Desenvolve Comunicações

Passado o período eleitoral, que neste ano contou com segundo turno para a escolha do presidente da República e governadores de Estados, muitas situações acabaram ficando mal resolvidas entre grupos familiares e de amigos devido a divergências de ideias. Pessoas chegam a cortar relações e deixam de ter diálogo com integrantes da própria família por conta de pensamentos radicais envolvendo certos temas.

De acordo com a psicóloga Rita de Cássia Bizon, mestre em Psicologia e Psicanálise, primeiramente, é preciso entender que cada pessoa tem seu ponto de vista de forma particular, e isso deve ser respeitado. “É necessário ter maturidade e acalmar as emoções, colocando bom senso acima de tudo. Assim, pede-se um primeiro passo, entendendo que o amor e o bem-estar entre familiares e amigos estão acima de tudo”, comenta, alertando que, para certos assuntos, principalmente os considerados polêmicos, não é viável ter discussões, mas apenas respeitar a opinião do outro.

Ela chama a atenção para as redes sociais, que estão abertas para qualquer tipo de informação e ponto de vista. “É preciso ter muito cuidado com o que se coloca nas redes, porque muitas notícias são fake news, o que leva adiante sentimentos de medo, insegurança e angústia”, ressalta, reforçando a necessidade da cautela com esses meios.

A psicóloga explica também que mensagens e expressões podem ser recebidas de diferentes formas, causando desde aceitação a repúdio. “Certos conflitos surgem por conta de emoções e sentimentos descontrolados e falta de respeito com o outro. Mesmo que seja contrária, temos de respeitar a outra opinião.”

Ela conclui ser difícil barrar o início de uma discussão sobre um tema polêmico porque, nesta etapa de um diálogo, as pessoas já estão exaltadas. Com isso, Rita de Cássia pontua que uma das tentativas para não se estender com conflito é ter a iniciativa de pôr limites.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.