01/11/2018 às 11h15min - Atualizada em 30/10/2018 às 11h13min

Cotia vacina 51% das meninas e 21% dos meninos contra HPV e reforça importância da vacinação

A vacina contra HPV contribui para a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres

Dados da série histórica de vacinação contra HPV (Papiloma Vírus Humano) mostram que em Cotia 51,2% das meninas e 20,9% dos meninos - dentro da faixa etária indicada - tomaram as duas doses da vacina no período de 2014 a setembro de 2018. Se analisado somente o número de jovens que tomou apenas a primeira dose, a cobertura é maior, 72,4% das meninas e 55,1% dos meninos. A Vigilância Epidemiológica reforça que a segurança vacinal é potencializada com a aplicação da segunda dose.

A vacina contra o HPV está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Cotia e é aplicada gratuitamente em meninas, com idade entre nove e 14 anos e, em meninos, com idade entre 11 e 14 anos. É preciso respeitar um período de seis meses entre a primeira e segunda dose da vacina.

A vacina contra HPV contribui para a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres. Nos homens, a vacina protege contra câncer de orofaringe (boca, faringe e amígdalas), ânus e pênis, além de verrugas genitais, causados pelo HPV.     

Por meio do Projeto Cuidar, desenvolvido em parceria entre as secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, a Prefeitura de Cotia está atualizando a caderneta de vacinação de crianças com idade entre cinco e 14 anos. O projeto é itinerante e já passou por dezenas de escolas vacinando as crianças contra diversas doenças, entre elas, contra o HPV. A Secretaria de Saúde salienta, no entanto, que os pais e responsáveis por crianças e adolescentes devem procurar a Unidade Básica de Saúde para se informar sobre a atualização da caderneta de vacinação de seus filhos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.