28/10/2018 às 10h00min - Atualizada em 26/10/2018 às 14h57min

Ensinando aos pequenos o mundo mágico das palavras

- Da Redação: Rafael Barbosa

A Leitura é um prazer que todas as pessoas deveriam compartilhar, principalmente as crianças, que são as que mais se beneficiam desta prática tão importante. Pesquisas mostram que iniciar o hábito de leitura ainda nos primeiros anos estimula o desenvolvimento mental de garotos e meninas, além de enriquecer o vocabulário, aguçar a curiosidade e estimula a criatividade dos pequenos, contribuindo para o autoconhecimento.

Uma prática que deve começar por incentivo dos próprios pais, que devem dar o exemplo e se possível, ler para seus filhos ainda nos primeiros meses. “O ritmo do texto poético falado ou cantado, a sonoridade das palavras, a constância de um determinado timbre de voz e suas entonações comunicam sentimentos específicos e ampliam a capacidade de percepção e interação da criança, inclusive em se tratando de bebês”, diz Cristiane Fernandes Tavares mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, em artigo publicado no portal do Conselho Regional de Biblioteconomia de São Paulo.

Atualmente existem diversos livros indicados para todas as faixas etárias, auxiliando pais e cuidadores a optar sempre pelo material mais adequado para a idade das crianças. Dos 10 meses aos dois anos, o ideal é que as crianças consumam histórias sejam rápidas e curtas, com livros que tragam gravuras simples e atrativas, sendo que atualmente alguns encadernados são feitos de materiais diferentes, como pano ou a prova d’água, e trazem até mesmo fantoches que podem ser usados para atrair as crianças.

Já os para os miúdos de dois a três anos é recomendado que os livros tragam histórias rápidas, com textos simples e poucos personagens. Livros musicais e de histórias também podem ser usados, pois é nessa fase que a criança começa a aperfeiçoar seu repertório de palavras. Dos três aos seis anos é o momento dos livros com histórias que promovam a vivência dos pequenos seja no ambiente familiar ou escolar, sempre trazendo histórias apropriadas e com muitas figuras.

Como esta é a idade em que as crianças já estão nas creches e se preparando para ir par a escola é importante que a instituição promova a pratica da leitura, como a ação Carrossel da Leitura, praticada no Colégio Objetivo e que estimula as crianças pequenas a desenvolver prazer pelas histórias dos livros.

Incentivando a leitura

Claro, com estas regras parece mais fácil falar do que fazer os pequenos lerem, porém existem algumas dicas importantes para incentivá-los a está pratica tão importante. Levar as crianças para a biblioteca, onde elas podem manusear os livros, e até escolherem quais querem ler, é sempre uma boa pedida, assim como ler livros para os miúdos antes de dormir enquanto faz perguntas aos meninos e meninas, para mantê-los atentos a história.

O contato com o livro é sempre muito importante, por isso deixe os pequenos pegarem e tocarem os livros, nunca os repreendendo caso uma folha fique rasgada ou amassada. Porém é importante lembrar que nada disso ajuda sem o bom exemplo dos pais, que também devem ler, afinal, bons hábitos não são apenas ensinados, mas transmitidos.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.