27/10/2018 às 14h00min - Atualizada em 26/10/2018 às 14h51min

Novos caminhos do ensino: o vegetarianismo nas escolas

- Da Redação: Rafael Barbosa

Muitas escolas têm procurado novas formas de transmitir conhecimento aos seus alunos, ensinando-os não apenas a informação acadêmica, mas também práticas de vida mais saudáveis, como o vegetarianismo. Um hábito alimentar que ainda traz dúvidas, e pré-conceitos em muitas pessoas, incluindo pais, que ou não tem conhecimento de como ensinar seus filhos a aderirem a uma vida sem o consumo de carne ou que se sentem receosos de que a prática possa trazer algum mal aos pequenos.

Dúvidas e preocupações que algumas instituições tem se dedicado a aplacar, como é o caso da Creche Rosa dos Ventos, em São Roque. Fundada pelas educadoras Kika Rosas e Fabíola Brunhara há pouco mais de um ano, a escola atende crianças de quatro meses a cinco anos, sendo inspirada na tese da educação transformadora, que busca a humanização do indivíduo, seguindo a filosofia do vegetarianismo, já que tanto Kika quanto Fabiola são vegetarianas.

“Imaginávamos que a aceitação da escola poderia ser difícil, mas tivemos uma recepção muito positiva. Quem nos conhece e vem nos visitar acaba elogiando esse direcionamento de alimentação saudável e muitas pessoas cadastram seus alunos aqui por causa da nossa filosofia, mesmo que não sejam vegetarianos”, diz Kika.

Uma prática que tem se tornada muito popular e que muitas vezes acaba deixando a escola e indo para a casa, pois muitas crianças acabam influenciando os próprios país, que acabam aderindo a refeições mais saudáveis, mesmo que não necessariamente vegetarianas.

Segundo Kika, a alimentação vegetariana não deixa a desejar em nada ao alimento convencional, suprindo todas as necessidades alimentares dos pequenos. Para manter a saúde das crianças em dia, à escola contou com um acompanhamento profissional para a elaboração do seu cardápio e recebe a acessória quinzenal da gastro pediatra Dr. Rosana Okano.

“Oferecemos uma variedade de alimentação diversificada e rica e graças a orientação, estamos absolutamente tranquilos quanto a oferta de nutrientes da alimentação que disponibilizamos. É importante que se diga que em nenhum momento nós estamos proibindo o consumo de carne ou incentivando que as pessoas não consumam proteína animal, estamos apenas apresentando uma vertente de alimentação, que traz inúmeros benefícios aos pequenos. Estamos muito satisfeitos com os resultados”, que obtivemos em nossa instituição, completa Kika.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.