27/10/2018 às 12h00min - Atualizada em 26/10/2018 às 14h17min

Dicas para escolher o seu cursinho pré-vestibular

O vestibular ainda é a porta de entrada para a vida universitária, levando todos os anos milhões de adolescentes a cursos preparatórios por todo o país. Porém escolher o cursinho pré-vestibular não é uma tarefa tão simples e assim, o Jornal da Economia separou algumas perguntas que você deve fazer antes de escolher a instituição onde deseja começar seus estudos.

1. Quem são os professores?

Veja na grade curricular do cursinho quem são os professores que irão lecionar as matérias e, se possível, converse um pouco com eles para entender quem são e qual a sua dinâmica de ensino. Lembre-se que o vestibular pede um conhecimento de diversas matérias, muitas vezes apresentando questões que exigem o estabelecimento da relação entre disciplinas, então sempre opte por professores que não sejam isolados em seus próprios conhecimentos, mas que estabeleçam relações entre outros campos de ensino durante as aulas.

2. Tem plantão de dúvidas?

Este é um ponto importante na hora de optar pelo seu curso pré-vestibular, que deve oferecer um horário para que as dúvidas surgidas durante os estudos, ou fora da sala de aula, possam ser sanadas. Se o curso não oferecer esta opção, pense duas vezes antes de assinar o contrato, mas caso ofereça, observe os horários para conferir se eles podem ser encaixados na sua rotina diária.

3. Quantos alunos em sala?

A interação entre estudantes é importante para o aprendizado, porém pode atrapalhar a aprendizagem dependendo do número de alunos em sala. Classes com mais de 50 alunos tendem a se dispersar demais durante as aulas devido a quantidade de pessoas, enquanto salas com 35 alunos costumam ser mais focadas, com professores que conseguem dar um atendimento mais direto e individual as necessidades de cada aluno.

4. Extensivos, semi intensivos ou intensivo?

Existem diversas modalidades de cursos pré-vestibular, sendo a maioria deles classificado pelo seu tempo de duração. Os extensivos geralmente são os mais completos por apresentarem uma maior duração, sendo mais indicados para estudantes cujo ensino médio não levou o vestibular em consideração e para os alunos que queiram disputar cursos concorridos em grandes instituições. Os semi intensivos tem duração de meio ano e procuram aplicar o ensinamento do curso extensivo de uma forma mais compacta, sendo aconselhado para alunos que já tenham uma boa base de estudos e que tenham a sua disposição mais tempo para estudar em casa. Já os intensivos têm duração média de 6 a oito semanas e são focados principalmente na resolução de exercícios e preparações para as provas, indicados para quem já passou pelos cursos extensivos ou semi intensivos e agora só quer aprimorar o seu conhecimento e preparação para os exames.

5. Você conhece a instituição?

Passados todos estes conselhos, é importante conferir o local das aulas na prática antes de ingressar no curso, não apenas para conferir se o local oferece a estrutura necessária para os alunos, mas para acompanhar uma aula experimental e saber se elas agradam o estudante. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.