27/10/2018 às 10h00min - Atualizada em 26/10/2018 às 14h08min

Os desafios da inclusão escolar

- Da Redação: Ana Laura Gonzalez

O sistema educacional brasileiro passou por grandes mudanças nos últimos anos e tem alcançado cada vez mais o respeito à diversidade nas escolas, garantindo a convivência e aprendizagem nas salas de aula. Além dessas transformações e de todo o apoio da equipe de gestores e profissionais da educação especial, também é importante ressaltar o papel do professor neste processo de inclusão. Com a chegada de um aluno que possui necessidades especiais a partir de alguma deficiência física ou mental, o profissional deve buscar novos conhecimentos e melhorar sua formação, para adequar um método de ensino que ajude no desempenho do estudante.

Este trabalho requer adaptação e, ao longo dele os professores se deparam com muitos desafios, os deixando inseguros e até com dúvidas sobre sua própria capacidade. Alguns deles afirmam precisar da ajuda de um auxiliar, por muitas vezes não conseguirem dar a assistência que os estudantes com deficiência precisam, levando em conta o grande número de alunos em sala de aula.

A disposição do educador diante da classe tem grande influência sobre a motivação e o comportamento dos alunos. Ele precisa demonstrar que tem disponibilidade e uma atitude positiva, criando assim um ambiente acolhedor para os estudantes com deficiência, fazendo com que eles se sintam confortáveis, tenham um completo envolvimento nas explicações e participem das atividades com os demais.

A professora e vice-diretora Claudia Costa da Silva, da EMEF Alberto Fernandes de Araújo, em Araçariguama, explicou os métodos de ensino aplicados em seu local de trabalho nesta questão e, assim como muitos professores, diz precisar de auxílio na inclusão dos estudantes. “Para um professor com uma quantidade muito grande de alunos, é importante que tenha alguém para ajudá-lo neste processo. Muitas vezes nós não conseguimos dar a atenção que o aluno precisa”, afirma.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.