26/10/2018 às 10h11min - Atualizada em 26/10/2018 às 10h12min

A importância da nutrição na infância

Nutricionista clínica e esportiva, Cristiane Verotti, da dicas sobre como alimentarmos nossos pequenos

Alimentação de qualidade é importante em todas as fases da vida, principalmente na infância, fase em que a criança começa a desenvolver suas faculdades mentais e físicas, onde começa a descobrir o mundo não apenas através dos olhos e ouvidos, mas também através dos alimentos que consome.

Segundo a nutricionista clínica e esportiva, Cristiane Verotti, os cuidados com a alimentação de uma criança começam mais cedo do que se imagina, quando o bebê ainda está na barriga da mãe. “A nutrição tem impacto em uma criança a partir da sua concepção. Pesquisas mostram que durante a gestação os hábitos alimentares da mãe são transmitidos para bebê em formação, por isso é importante que a mãe tenha uma alimentação balanceada e saudável durante a gravidez”, comenta.

Após o nascimento, o leite materno é o essencial para a nutrição, sendo tudo que a criança precisara em seus primeiros meses, entretanto após este período a criança irá começar a desenvolver sua dieta, época que exige cuidado redobrado dos país.

Cristiane conta que é importante apresentar todos os alimentos as crianças, sem se preocupar com o que o pequeno pode achar do gosto, pois ela ainda está aprendendo o que é o amargo, o azedo ou o doce. É interessante que os alimentos sejam dados separadamente, para que ela saiba distinguir cada um e apreciar o seu gosto. Uma boa dica é dar suco de laranja ou mesmo limão sem açúcar, além de vegetais e frutas para introduzir uma alimentação saudável ao pequeno, não desistindo quando uma criança rejeita alguma comida na primeira tentativa.

“É comum dar um abacate com açúcar ou mel para uma criança pequena, mas isso não é necessário, pois é o adulto que tem a noção do que é doce, enquanto a criança ainda está aprendendo”, comenta.

Quando a criança começar a frequentar a creche ou a escola é importante que os pais se preocupem em levar a alimentação saudável também para o mundo educativo, conferindo o cardápio da escola ou conversando com as instituições para apresentar sugestões que possam melhor a alimentação dos pequenos, mas sempre apresentando o bom exemplo dentro de casa. “Se os pais não comem comida saudável, não dá para pedir que a criança faça o mesmo. Não existe alimento proibido, estabeleça rotinas de alimentação saudáveis e abra exceções com doces as vezes, pois assim os hábitos vão sendo formados”, conclui a nutricionista.

Na dúvida é sempre importante consultar um bom profissional, que irá guiar pais e filhos para que comam bem e desenvolvam a saúde que tanto precisam.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.