26/09/2018 às 16h18min - Atualizada em 26/09/2018 às 16h18min

Conheça o Projeto Skate Criança, que leva o esporte a orfanatos e favelas

O Projeto Skate Criança foi fundado em 1998 com o objetivo de integrar grupos sociais e instruir crianças e adolescentes através do esporte com clínicas de skate. O pai de Fernanda Creazzo, um dos nomes mais conhecidos do skateboard brasileiro, foi o idealizador da iniciativa.

"Tínhamos como parceiros a ONG da Mamãe (Associação de Assistência à criança Santamarense), que durou 8 anos. Fazíamos uma vez por ano a 'Ação com Ação', onde reuníamos parceiros locais e fazíamos um dia bem legal para as crianças. Costumávamos doar mensalmente skates e equipamentos de segurança para as crianças da escolinha. Passavam pela escolinha 800 crianças por mês", lembra Fernanda, que é instrutora e empresária de skate, digital influencer, além de atleta de boardsports como surfe, skate, wakeboard e snowboard.

A ruiva conhecida como Mafê lembra, no entanto, que o projeto foi cancelado pelo Governo Federal: "Destruíram a pista da Imigrantes e prometeram uma nova, perto do bairro Vila Guarani mas a mesma nunca foi construída. Cheguei a ver o projeto de pista mas caiu no esquecimento. 
O projeto era legal porque não tinha apenas skate, existia um trabalho muito maior incluindo as mães e adolescentes com atividades físicas e educacionais".

Desde então Fernanda Creazzo transformou o projeto em itinerante. "Reúno parceiros locais, instrutores de skate e realizo ações em comunidade menos favorecidas que estejam precisando de apoio”. explica a instrutora. 

"Fiz ações com a Fundação Francisca Franco, que é um lar de meninas mães e também fui convidada para ações na AACD de Osasco, Cracolândia. Realizei Clinicas na Arena Radical, Cingapura, Intime Culture. 
Hoje estou em busca de novos parceiros, locais, que tenham interesse em levar esse projeto não só para São Paulo e sim para o Brasil inteiro”. finaliza Fernanda Creazzo.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.