18/09/2018 às 15h03min - Atualizada em 18/09/2018 às 15h09min

Cotia formaliza convênio para capacitar CGMs para atuarem em programa de proteção a mulher

Projeto também prevê que todas as mulheres com medidas protetivas terão à sua disposição o "Botão do Pânico"

A Prefeitura de Cotia informou que o prefeito Rogério Franco e Secretário de Segurança Pública, Almir Rodrigues, assinaram no dia 12 de setembro o documento de cooperação técnica entre o município e o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP SP) para a capacitação de Guardas Civis Municipais para atuarem no programa de proteção à mulher vítima de violência doméstica conhecido como Guardiã Maria da Penha.

O programa foi anunciado em março e desde então medidas foram realizadas para promover a proteção para as mulheres do município, como a implantação do Anexo de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, inaugurado no Fórum de Cotia, em agosto.

Além da capacitação especifica de guardas municipais para atenderem casos de violência doméstica, o projeto também prevê que todas as mulheres com medidas protetivas terão à sua disposição o ‘Botão do Pânico’, disponível na forma de um aplicativo pelo qual ela poderá acionar a Guardiã, caso se sinta ameaçada. O sistema é ligado à central da GCM que terá a localização da vítima e enviará a viatura mais próxima ao local. O uso do aplicativo é voluntário e nenhuma mulher com medida protetiva será obrigada a lançar mão desta ferramenta.

“Cotia vai ser referência, vamos investir, em parceria com o MP, trazendo mais tranquilidade às mulheres que sofrem violência doméstica”, disse o prefeito Rogério Franco.

O procurador-geral de Justiça, Gianpaolo, destacou a importância do programa. “[a comarca de Cotia] avança em uma área importante que é a proteção das mulheres vítimas de violência doméstica. O MP se alia à Prefeitura de Cotia em um programa importante que pretendemos espalhar para o Estado e garantir mais tranquilidade para a população”, destacou


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.