14/09/2018 às 16h59min - Atualizada em 14/09/2018 às 17h02min

Escola do Bairro do Carmo é destaque na educação de São Roque

Instituição foi classificada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) com a nota 6.7

- Da Redação: Rafael Barbosa

A E.M.E.F. Dr Rabindranath Tagore dos Santos Pires, localizada no bairro do Carmo, em São Roque, realizou um grande feito ao conquistar a melhor avaliação educacional da cidade entre as escolas municipais até o 5° ano (antiga 4° série). A instituição foi classificada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) com a nota 6.7, a maior não apenas da cidade, mas também de municípios como Mairinque e Araçariguama, superando até mesmo da média nacional (5,8).

O IDeb é um indicador criado pelo Governo Federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. As escolas são avaliadas a cada dois anos e classificadas de zero a 10, sendo que a meta a ser alcançada é a nota 6.

Segundo o diretor Cláudio Belmiro, a nota é motivo de comemoração visto que em 2007 a escola foi classificada com a pior nota da cidade. Segundo o gestor educacional, que assumiu com a nova equipe em 2012, o trabalho foi duro e se deve a ação conjunta de administradores da escola, professores e alunos, em uma ação baseada na comunicação e no trabalho direcionado para cada aluno.

“Nosso índice de rotatividade de estudantes é alto, então nosso desafio não é apenas avaliar e suprir as necessidades de cada aluno, mas também mantê-lo na escola e incentivá-lo a estudar, para que ele possa construir um futuro melhor para si mesmo. Tem sido um trabalho difícil, mas que tem dado resultado graças à colaboração de toda a comunidade escolar”, comenta o diretor.

O trabalho dos professores acabou se tornando decisivo para alavancar a média da escola e segundo a professora Kátia Regina Justo Pedroso, além do trabalho dos profissionais, o fato da equipe de docentes ter se mantido a mesma desde 2012 foi decisivo para atender as necessidades dos alunos. “É uma sequência de trabalho, pois estamos em uma comunidade carente e onde os alunos tem necessidades variadas. É importante que contemos com a mesma equipe, pois os alunos passam por todas a professoras, então os conhecemos muito bem e podemos falar entre nós quais são as necessidades de cada um deles. É um ação de comunicação que faz toda a diferença”, comenta.

Segundo a vice-diretora da escola Josiane Martins Pinto e a coordenadora da instituição,
Nádia Petraniwskyj Castanho, a nota é motivo de colaboração de todos na instituição, porém também traz responsabilidades, já que agora a instituição pretende manter seu bom desempenho e continuará apostando na avaliação do desempenho dos alunos e comunicação constante entre estudante, professores e coordenadoria.

A trajetória da escola Dr Rabindranath Tagore dos Santos Pires mostra que apesar das dificuldades de um país que pouco valoriza seus educadores, é possível prover aos alunos uma educação de qualidade, afinal este é o bem mais precioso de qualquer país.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.