04/09/2018 às 11h38min - Atualizada em 04/09/2018 às 11h38min

Fintech Creditas levanta discussão sobre a qualidade do crédito

Diferenças entre empréstimo bom e ruim ainda não estão claras no Brasil

As taxas de juros no País seguem em níveis elevados apesar das recentes medidas adotadas pelo Banco Central. Estudo realizado pela FecomercioSP aponta que, em 2017, as famílias brasileiras pagaram R$ 354,8 bilhões em juros, alta real de 17,9% em relação ao ano anterior. Indica também que as pessoas gastam mais com juros do que com alimentação fora de casa e educação, o que ajuda a evidenciar a baixa qualidade no endividamento oferecido aos brasileiros. Por isso, a Creditas, principal plataforma digital de crédito com garantia do país, lança hoje (4) a primeira campanha institucional com o mote: "Você já parou pra pensar que dinheiro também tem qualidade?".

assista o vídeo que será utilizado na TV e nos canais de mídias sociais da marca




Da mesma forma que roupas, comida ou utensílios domésticos podem ou não ter qualidade, a campanha questiona se as pessoas já pensaram sobre a qualidade do dinheiro (se ele é bom ou ruim) e não apenas sobre seu montante (muito ou pouco). Um empréstimo bom é indicado como aquele que tem condições saudáveis, ajudando as pessoas a irem mais longe, e não a ficarem mal endividadas. Hoje, as melhores taxas e condições no mercado de crédito são oferecidas pelas fintechs, que, juntas, representam apenas 0,3% dos R$ 3,6 trilhões emprestados pelos bancos no país, segundo o Relatório de Estabilidade Financeira do Banco Central.

A modalidade de crédito com garantia chega a ser ainda mais barata para o consumidor, com taxas praticadas a partir de 1,15% ao mês com garantia de imóvel e 1,79% ao mês com garantia de automóvel, no caso da Creditas. "A média da taxa do empréstimo pessoal é de 7% ao mês. No cheque especial e no rotativo do cartão de crédito, chega a 13% ao mês. Na nossa visão, esses são créditos ruins, porque além de juros absurdamente altos também têm prazos curtos de pagamento", afirma Sérgio Furio, CEO e fundador da Creditas.

Com um crédito com juros baixos, prazos estendidos e valores maiores concedidos, a Creditas busca mostrar com a campanha que é possível estar bem endividado e obter progresso com a ajuda dos próprios bens já conquistados ao colocar um imóvel ou carro em garantia. O progresso pode vir na troca de dívidas caras por mais baratas ou na realização de projetos de vida como expandir o próprio negócio, reformar a casa, fazer grandes viagens, casar, pagar os estudos etc.


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