As taxas de juros no País seguem em níveis elevados apesar das recentes medidas adotadas pelo Banco Central. Estudo realizado pela FecomercioSP aponta que, em 2017, as famílias brasileiras pagaram R$ 354,8 bilhões em juros, alta real de 17,9% em relação ao ano anterior. Indica também que as pessoas gastam mais com juros do que com alimentação fora de casa e educação, o que ajuda a evidenciar a baixa qualidade no endividamento oferecido aos brasileiros. Por isso, a Creditas, principal plataforma digital de crédito com garantia do país, lança hoje (4) a primeira campanha institucional com o mote: "Você já parou pra pensar que dinheiro também tem qualidade?".
assista o vídeo que será utilizado na TV e nos canais de mídias sociais da marca
Da mesma forma que roupas, comida ou utensílios domésticos podem ou não ter qualidade, a campanha questiona se as pessoas já pensaram sobre a qualidade do dinheiro (se ele é bom ou ruim) e não apenas sobre seu montante (muito ou pouco). Um empréstimo bom é indicado como aquele que tem condições saudáveis, ajudando as pessoas a irem mais longe, e não a ficarem mal endividadas. Hoje, as melhores taxas e condições no mercado de crédito são oferecidas pelas fintechs, que, juntas, representam apenas 0,3% dos R$ 3,6 trilhões emprestados pelos bancos no país, segundo o Relatório de Estabilidade Financeira do Banco Central.
A modalidade de crédito com garantia chega a ser ainda mais barata para o consumidor, com taxas praticadas a partir de 1,15% ao mês com garantia de imóvel e 1,79% ao mês com garantia de automóvel, no caso da Creditas. "A média da taxa do empréstimo pessoal é de 7% ao mês. No cheque especial e no rotativo do cartão de crédito, chega a 13% ao mês. Na nossa visão, esses são créditos ruins, porque além de juros absurdamente altos também têm prazos curtos de pagamento", afirma Sérgio Furio, CEO e fundador da Creditas.
Com um crédito com juros baixos, prazos estendidos e valores maiores concedidos, a Creditas busca mostrar com a campanha que é possível estar bem endividado e obter progresso com a ajuda dos próprios bens já conquistados ao colocar um imóvel ou carro em garantia. O progresso pode vir na troca de dívidas caras por mais baratas ou na realização de projetos de vida como expandir o próprio negócio, reformar a casa, fazer grandes viagens, casar, pagar os estudos etc.