25/08/2018 às 13h00min - Atualizada em 25/08/2018 às 13h00min

Mairinque discute impactos ambientais das obras de duplicação na Rodovia Raposo Tavares

Todos os documentos referentes aos estudos ambientais das obras de duplicação foram disponibilizados para consulta na Biblioteca Municipal Geraldo Mayela

O Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Mairinque participou na sexta-feira (17), de uma reunião com a Câmara Técnica de Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê - CTPLAGRHI, a fim de discutir e contribuir com o parecer ambiental referente às obras de duplicação da Rodovia Raposo Tavares nos trechos do Km 46,7 a Km 63 e Km 67 a Km 89,7, programadas para iniciar em 2020. O parecer será encaminhado para deliberação na plenária do Comitê, que será realizada no próximo dia 31, em Sorocaba.

A reunião foi motivada pelos estudos sobre os impactos das obras na região, apresentados pelo Grupo CCR ViaOeste, em conjunto com a Consultoria Ambiental Geotec, no último dia 09, em São Roque.  Esse encontro contou com a presença de representantes dos municípios de Mairinque, São Roque, Alumínio e Sorocaba e membros de entidades da região.

Nessa segunda reunião, compareceram o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Manoel Carlos Justo, a Diretora de Meio Ambiente, Ely Yasuda, o Coordenador da CTPLAGRHI, representando a UFSCAR Sorocaba, André Cordeiro, a coordenadora adjunta da Câmara Técnica, representando a CETESB, Rosangela Aparecida César, e demais representantes de entidades da região.

Todos os documentos referentes aos estudos ambientais das obras de duplicação foram disponibilizados para consulta na Biblioteca Municipal Geraldo Mayela, até o dia 19 de setembro. “É importante a participação da população nessa discussão, já que essas obras são de interesse da comunidade e afetarão tanto o meio ambiente local, quanto a rotina e logística da região”, explicou a Diretora Ely Yasuda.

Até o momento, três audiências estão programadas para ocorrer no mês de setembro referente ao assunto. No dia 11, será realizada a primeira audiência no Centro de Referência em Educação de Sorocaba, às 17h, no dia 13 às 17h será na Escola de Música de Alumínio, e no dia 19 ocorrerá à terceira audiência pública, no Centro Cultural Educacional Brasital de São Roque.
A Biblioteca Municipal Geraldo Mayela está localizada à Avenida Conselheiro Francisco de Paula Mayrink, nº 15, na Vila Sorocabana. O horário de funcionamento é das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

O Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental também podem ser visualizados no endereço eletrônico: https://cetesb.sp.gov.br/licenciamentoambiental/eia-rima/, processo 080, ano 2018.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.