Agentes do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) encontraram irregularidades em diversas farmácias de cidades da região, incluindo São Roque. O tribunal realizou uma vistoria surpresa no dia 28 de junho em 187 órgãos do Estado, visitas que se transformaram em um relatório que permite ao TCE traçar um panorama da situação das farmácias de saúde do Estado, permitindo que os responsáveis tomem conhecimento da situação e possam reparar possíveis falhas na gestão.
Em nossa região, cinco cidades apresentaram irregularidades em suas farmácias: São Roque, Itatiba, Jundiaí, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Cabreúva.
Em São Roque, o relatório apontou irregularidades principalmente com relação a condições de higiene e de segurança do prédio do Centro de Saúde II, localizado próximo a Rodoviária de São Roque. A fiscalização encontrou extintor de incêndio com validade vencida (desde 2014) mofo, umidade e infiltrações em vários pontos do prédio, além de falta de caixa suficiente para armazenar os medicamentos (a insulina ficaria na porta da geladeira, onde a variação de temperatura é muito grande). Segundo o relatório o prédio do Centro de Saúde precisa de reformas em alguns pontos de sua estrutura, pois atualmente não conta com a estrutura adequada.
Questionada pelo programa TEM Notícias, a Prefeitura de São Roque informou que, até quinta-feira (19), não havia sido notificada pelo Tribunal de Contas e, quando isto ocorrer, os problemas apontados serão averiguados e solucionados.
O Jornal da Economia questionou a administração são-roquense novamente nesta segunda-feira (23) sobre o caso e, neste momento, aguarda uma resposta.