18/07/2018 às 16h46min - Atualizada em 18/07/2018 às 16h46min

Estudo destaca os impactos ambientais positivos promovidos pela Concepta Ingredients nos serviços ecossistêmicos

Análise aponta benefícios dos projetos socioambientais em prol da redução do desmatamento e da emissão de gases de efeito estufa no Mato Grosso e em Rondônia

Para mensurar os benefícios climáticos promovidos pelas ações da Concepta Ingredients, unidade de negócio pertencente ao Grupo Sabará especializada no desenvolvimento de soluções naturais e tecnológicas para as indústrias de alimentos, bebidas, nutrição animal e farmacêutica veterinária, foi realizada uma análise pela iniciativa empresarial Tendência em Serviços Ecossistêmicos (TeSE), do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (GVces/EAESP-FGV).
A avaliação acompanhou o processo de produção do óleo de castanha do Brasil em Juruena, no Mato Grosso, e da manteiga de cupuaçu em Porto Velho, Rondônia, com o objetivo de destacar os benefícios da aquisição de matérias-primas de produção florestal não madeireira nos próximos cinco anos. Como resultado, identificou-se que, graças ao agroextrativismo sustentável promovido pela Concepta Ingredients nesses dois municípios, será promovida uma externalidade positiva de R$ 10 milhões ao evitar o desmatamento nas áreas acompanhadas.
“Nosso objetivo é promover iniciativas que, além de garantir ao mercado soluções mais naturais e saudáveis, possam estimular o desenvolvimento socioambiental, com a conservação da biodiversidade e o uso sustentável das matérias-primas. Trabalhamos fortemente para mostrar que manutenção das florestas em pé é a melhor maneira de garantir uma fonte de renda constante às populações locais”, pontua Thaís Hiramoto, especialista em sustentabilidade da Concepta Ingredients.
Outro ponto destacado pela pesquisa é a importância de ações em prol do meio ambiente nessas duas regiões. Nesse sentido, foi identificado que 3% da área em que os projetos são realizados pela Concepta Ingredients seria desmatada em um prazo de cinco anos. Além disso, a pecuária foi apontada como a atividade mais provável na ausência de iniciativas desse porte, o que representaria a emissão de cerca de 85 mil toneladas de CO2.
“Os resultados da análise nos mostram que estamos no caminho certo, todas as nossas ações estão baseadas no bem-estar das pessoas, na preservação e manutenção da biodiversidade, no emprego digno, na inovação, na produção responsável e no combate às alterações climáticas. Para os próximos anos, esperamos ampliar a nossa atuação e garantir números ainda mais positivos em diferentes regiões do país”, define Thaís Hiramoto.
Confira o estudo completo: aqui
 
Sobre a Concepta Ingredients
Unidade de negócio pertencente ao Grupo Sabará, é especializada no desenvolvimento de soluções naturais e tecnológicas, com foco nas indústrias de alimentos, bebidas, nutrição animal e farmacêutica veterinária.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.