17/07/2018 às 16h05min - Atualizada em 17/07/2018 às 16h05min

Entenda o porquê do aumento de varandas gourmet

Recentemente é perceptível observar novos apartamentos que contam em sua planta com uma varanda gourmet. A compra de um apartamento atualmente oferece essa possibilidade extra dentro do escopo de escolha dos clientes em potencial.  O conceito evoluiu, modernizou-se e agregou valor aos imóveis residenciais nos últimos anos. Por que a varanda gourmet? Comprar apartamento com varanda gourmet deixou de ser adquirir um imóvel com um espaço pequeno, amorfo e sem pouca utilidade. Com a tendência do encapsulamento tendo se confirmado, indivíduos e famílias buscam em seus apartamentos opções cada vez mais amplas para poder relaxar e/ou desenvolver atividades prazerosas em seu tempo livre.
 
Monitorando de perto essa mutação no comportamento de seus prospects as imobiliárias começaram a incluir esse espaço nas plantas de seus apartamentos. De espaços acanhados e sem dispor de uma metragem privilegiada no imóvel, as varandas gourmet foram redesenhadas para oferecer muito mais do que uma visão privilegiada das cercanias. O que se pode instalar? A configuração da varanda gourmet está diretamente ligada às necessidades e orçamento dos proprietários do apartamento.  Baseado nessa premissa abre-se um leque que pode variar de um espaço zen de relaxamento até uma mini área de lazer com churrasqueira, frigobar, mesas de jogos e espaço para fondue.
 
Um ponto positivo das mesmas é sua versatilidade e também o fato de não estarem inclusas em plantas apenas de apartamento de alto luxo. Empreendimentos mais modestos também possuem varandas gourmets em seus layouts. O importante a se considerar é o projeto da mesma, para assegurar-se das possibilidades de futuras instalações e as regras do condomínio.
Quanto a essas, o futuro proprietário deve averiguar se há dutos para dissipação de ar, por exemplo, se houver a intenção quanto à instalação de churrasqueiras, fornos ou fogões a lenha. Regras quanto ao que é permitido ou não na fachada são importantes, se o objetivo for a prática de jardinagem com instalação de um jardim vertical, por exemplo.
 
Outro aspecto importante é quanto às regras de fechamento de vidro da varanda. Em alguns condomínios é obrigatório que o fechamento seja efetivado. Já em outros a norma reza justamente o oposto. Possibilidades variadas As opções mais frequentemente escolhidas pelos proprietários recaem exatamente sobre as instalações de churrasqueiras, lareiras e fornos a lenha, para aqueles que priorizam o espaço como um lugar de lazer com privacidade. Muitos, inclusive, já são desenhados para permitir a instalação das mesmas sem que a fumaça incomode os demais moradores.
 
O tipo de churrasqueira a ser instalada, caso seja permitido, pode ser de tijolos, pré-moldada, de concreto, ou inox. Até mesmo modelos a gás podem ser instalados caso não haja no condomínio dutos que permitam a dissipação da fumaça causada pelo churrasco. Há ainda a opção do modelo elétrico portátil. Porém desde que o imóvel contemple os dutos.
 
Seguindo essa linha da varanda gourmet como um espaço de alimentação, para muitos é imprescindível que haja uma cozinha instalada para que o mesmo ganhe funcionalidade. Uma infraestrutura adequada com pias, pontos hidráulicos e elétricos deve ser verificada quando do momento de visita ao imóvel.
 
Para que o mesmo seja devidamente aproveitado, faz-se importante que os itens estejam dispostos de uma maneira prática quando de seu manuseio e haja espaço para circulação no momento de preparação dos alimentos.
 
Fornos e fogões a lenha incluem-se no rol de opções dos desejosos em comprar  apartamento com varanda gourmet.   Normalmente, eles são instalados nos mesmos dutos das churrasqueiras e são construídos de alvenaria. Contudo, encontram-se disponíveis também opções a lenha, pré-fabricadas, ou até de um módulo solto, que é portátil.
 
Caso os proprietários sejam mais afeitos a um clima intimista, lareiras apresentam-se como opções interessantes.  Encontram-se modelos em alvenaria e também em aço, com funcionamento a gás, lenha ou eletricidade. Nos dois primeiros casos os dutos são imprescindíveis por causa da dissipação da fumaça provocada.
 
Ou até mesmo um espaço para o fim de semana em família ou comemorações como aniversários envolvendo amigos. É comum a instalação de adegas, balcões refrigerados, mesas e equipamentos de som. Conclusão Comprar apartamento com varanda gourmet vem tornando-se uma opção bastante comum para quem deseja e/ou precisa de um espaço adicional para lazer e relaxamento em seu lar.
 
Para que a decisão seja tomada de forma segura e precisa, é importante levantar informações sobre as regras do condomínio para esse espaço, as dimensões do mesmo e os investimentos que se deverá fazer para que o futuro proprietário possa utilizar da maneira que deseja esse espaço geralmente destinado a momentos de lazer, paz e tranquilidade.
 

APOIO

 

                   


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.