28/06/2018 às 16h57min - Atualizada em 28/06/2018 às 16h57min

5 dicas de sucesso para investidores iniciantes

Todo mundo possui um sonho. Seja pequeno, grande, factível ou distante, a curto ou longo prazo, não importa! Por mais difícil que ele seja, é sempre possível transformá-lo em objetivo e, depois, trazer à realidade. Para quem ainda não acredita, uma boa dica é entrar no mundo dos investimentos e compreender como realizar um sonho pode ser mais simples do que parece.
 
O grande problema, no entanto, é o caminho das pedras até conseguir os primeiros rendimentos das aplicações. Como saber em quais investimentos deixar o dinheiro? Como comprometer uma parcela do salário sem a certeza de retorno? Essas são dúvidas comuns, principalmente para investidores de primeira viagem, mas não é preciso se preocupar!
 
O mais importante, nesse primeiro ponto, é ressaltar que a leitura é essencial, mas é imprescindível conhecer as fontes de todas as informações relacionadas a investimento — definições, análises e tendências — para não comprometer sua rentabilidade. Por sorte, existem algumas dicas valiosas que podem colaborar para deixar esse processo menos complexo. Faça um planejamento financeiro O primeiro passo, antes de aplicar seu dinheiro, é organizar a sua vida. Quem já entrou em dívidas sabe que isso é uma bola de neve! Por isso, não é necessário ter pressa: vale a pena resolver todas as pendências para só então começar a multiplicar o dinheiro.
 
O poder dos juros compostos nos investimentos é magnífico e faz com que sua aplicação se multiplique. No entanto, esse mesmo poder dos juros pode fazer com que suas dívidas cresçam rápido! Então, nesse momento, é fundamental colocar todos os débitos na ponta do lápis e, se for preciso, fazer uma negociação.

Transforme sonhos em metas
  Ainda que já se tenha falado sobre os objetivos, é bastante importante que eles tomem forma. Aqui, é preciso ir além de sonhar: lembre-se de que “quero ter uma casa” é diferente de “vou comprar um apartamento de 2 quartos daqui a três anos, cuja entrada será de 50% do valor do imóvel e o restante será financiado”.
 
Note que a profundidade dos detalhes faz completa diferença não apenas para visualizar melhor suas metas, mas principalmente para garantir que o processo fique mais claro e melhor definido. Assim, fica mais simples pensar nos detalhes que envolvam conseguir realizá-lo.
 
Caso queria ir mais além, vale a pena listar até cinco objetivos e, se possível, fazer uma estimativa de valor. Por exemplo, “quanto o apartamento irá custar?” Na prática, implica em ter total noção dos possíveis gastos e ajustá-os diante de uma necessidade, visto que é preciso que as metas sejam as mais realistas possível.

Faça uma reserva de emergência
  Ao contrário do que pode parecer, assim que se livrar das dívidas, a primeira preocupação é juntar dinheiro para criar uma reserva de emergência, antes mesmo de investir parte do salário. É preciso que ela esteja em uma conta ou em um investimento de alta liquidez, para ser facilmente resgatada quando necessário.
 
A reserva de emergência é um fundo, equivalente a seis meses de salário, que deve ser utilizada apenas em casos excepcionais, como acidentes, cirurgias e outras eventualidades, como a quebra do carro ou de algum eletrodoméstico.
 
Uma boa dica para guardar a sua reserva é no Tesouro Selic, pois é um dos investimentos mais seguros do mercado e ainda possui uma boa rentabilidade, ou seja, ainda que seu dinheiro esteja guardado, ele pode trazer bons retornos. Sua liquidez é diária, isto é, em alguma necessidade é possível resgatá-lo facilmente. Conheça seu perfil de investidor Agora que tudo está pronto para dar início aos investimentos, é fundamental se conhecer como investidor. Ou seja, como é o comportamento mediante a riscos, qual a mentalidade a respeito das oscilações do mercado e como isso afeta sua forma de ver o dinheiro. Esse é um ponto bastante particular, que envolve uma série de fatores; por isso, vale a pena procurar uma consultoria especializada.
 
Para se ter uma noção melhor, existem três tipos diferentes de investidores: os conservadores, mais avessos a riscos e, portanto, preferem uma rentabilidade menor em nome da segurança; os moderados, que equilibram bem a relação risco x retorno; e os agressivos, que lidam bem com a volatilidade do mercado e, por isso, tendem a arriscar mais. Por fim, procure os melhores investimentos para iniciantes A premissa de que existe um investimento mais indicado para cada tipo de perfil, com seu objetivo em específico, funciona em todos os momentos. Ainda assim, há certas aplicações que são mais indicadas para quem está começando no mercado; afinal, é difícil escolher uma, ou algumas, diante de tantas opções!
 
A escolha mais assertiva, no começo, é a renda fixa: são títulos emitidos por instituições públicas ou privadas, que garantem segurança, estabilidade e bons retornos. Dentre as opções, pode-se encontrar o Tesouro Direto, os Certificados de Depósito Bancário (CDBs), as letras de crédito (LCA e LCI), as letras de câmbio, entre outros; cada um com suas particularidades e indicações específicas. Lembre-se apenas de considerar os aportes mínimo e mensal, além dos prazos, taxas e impostos.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.