25/06/2018 às 16h38min - Atualizada em 25/06/2018 às 16h38min

Inspirada em sua atuação com as crianças na cozinha, chef Paula Weber lança o livro ‘A Família CUCA na Cozinha’

Com um jeito ímpar para envolver os pequenos e experiência de sobra na tarefa de ensinar receitas do dia a dia para o público infantil, a chef convida pais e filhos para vivenciarem a aventura de cozinhar, tal qual a história da Família CUCA

‘Família CUCA na Cozinha’ não é simplesmente um livro. É a realização profissional e um sonho de vida da chef Paula Weber, que administra o site e programa Pitadas e Palpites. Em sua dedicada carreira como chef, assumiu como missão o trabalho de ensinar e cultivar nas crianças o gosto de preparar os alimentos em família.
 
Mãe de dois filhos – hoje adultos –, sua conexão com o público infantil remonta desde a época que estavam em idade escolar. Com sua formação em gastronomia, direcionou sua vocação quando teve a oportunidade de lecionar aulas de culinária na escola onde seus filhos estudavam. Dessa época até hoje, Paula não parou. “Muito além do aprendizado das receitas, cozinhar com as crianças agrega resultados muito positivos tanto para a formação enquanto pessoas, como também para a vivência familiar”, afirma.

Ativa, a chef, que grava os episódios do seu programa Pitadas & Palpites com pequenos convidados que colocam a ‘mão na massa’, sentiu que precisava avançar mais um passo em sua jornada gastronômica. Foi com esse desejo que Paula iniciou o projeto que acaba de ser lançado pela Editora Bamboozinho: o livro ‘Família CUCA na Cozinha’, que de forma didática e bastante divertida aproxima a culinária do universo infantil – linguagem que Paula domina como ninguém. “Acredito na importância da cozinha para a formação familiar.

Com o advento dos equipamentos eletrônicos e do grande número de atividades que uma família pode fazer, poucos se lembram do quão prazeroso é preparar uma refeição entre pais e filhos. Com o livro, convido a todos para vivenciarem essa fantástica experiência sobre a arte de cozinhar e de comer bem”,
conta Paula.


Lúdico e divertido, a história é construída em torno da Família Cuca, composta por cinco personagens: Papai Cuca; um homem muito antenado e tecnológico, Mamãe Cuca; uma mulher culta, que destaca seu amor pelos livros, Cuca filha; jovem adolescente que não tira os fones do ouvido, Cuca filho; apaixonado por games e, por último Cuca bebê; que embora pequeno, tem o aprendizado aguçado ao ver os mais velhos executarem as tarefas.
 
A narrativa começa quando a família, de estilo moderno e com vida bastante ativa, decidem, de forma unânime, partir para aventura diferente em um ambiente da casa até então pouco explorado: a cozinha. Tem início uma série de descobertas recheada de peripécias e grande aprendizagem.
 
A partir da decisão de preparar a refeição da Família Cuca em Casa, a chef Paula Weber – que também é personagem no livro –, torna-se a personagem que orienta a jornada de pais e filhos. Com a dificuldade da família para decidir o que vão cozinhar, a chef participa com sua primeira dica: planejamento. “O consenso familiar com relação aos pratos que serão preparados é fundamental e o início de todo processo. Esse entendimento é muito benéfico para a relação entre eles e um aprendizado para a garotada”, ressalta.
 
Como próximo passo, a chef destaca os ingredientes: checagem sobre todos os itens necessários, bem como as quantidades mencionadas em cada receita é um mundo de descobertas e, por que não, uma aula de matemática entre pais e filhos. “Pode parecer complicado, mas é muito simples fazer a leitura das medidas indicadas nas receitas. Família Cuca na Cozinha traz um glossário completo para descomplicar a leitura de todos”, comenta.
 
Porém, antes de partir para a prática, a chef Paula Weber complementa com a terceira dica, os utensílios. “Na checagem que a Família Cuca realiza na cozinha, ela conta para o leitor a relação de itens que não podem faltar para o manuseio dos ingredientes e o preparo da receita. Higiene e segurança no preparo do alimentos é o próximo tópico ilustrado pela chef. Paula conta que crianças na cozinha demandam uma atenção redobrada. “Cabelos presos, mãos limpinhas e o olhar atento dos pais quanto ao manuseio de objetos cortantes, por exemplo, são pontos que garantem o sucesso da empreitada familiar”, explica.
 
Na sequência, escritora e chef Paula Weber transita para o ponto que todo cozinheiro espera: o modo de fazer das receitas ensinadas para a Família Cuca. Em uma lição de liderança e identificação das capacidades de cada um, ela destaca a importância da figura do chefe e o alinhamento das tarefas realizadas em equipe.
 
“Além da família, meu desejo é que o livro aproxime pessoas”, finaliza a chef Paula Weber.
 
Serviço:
Lançamento do livro: ‘Família CUCA na Cozinha’
Editora Bamboozinho
Autora: Paula Weber

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.