18/06/2018 às 14h25min - Atualizada em 18/06/2018 às 14h25min

DançAção 2018 terá espetáculo “Romeu e Julieta” e pentacampeã do Festival de Joinville

Festival sorocabano trará, ainda, a dupla vencedora do quadro “Dança dos Famosos” e Pavilhão D, medalha de ouro nos EUA; São mais de 200 coreografias inscritas nas competições

A 3ª edição do Festival de Dança de Sorocaba - DançAção, que acontece de 28 de junho a 1 º de julho trará para o palco do Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV) gratuitamente para a população o espetáculo de balé clássico “Romeu e Julieta”, com os primeiros bailarinos da Cia Paulista de Dança Adriana Assaf. A cidade recebe também a Cia Pavilhão D, medalha de ouro na competição Internacional “Valentina Kozlova”, nos Estados Unidos, a dupla Sheila e Marcelo, vencedor do quadro “Dança dos Famosos” e Munira Magharib, ícone da dança do ventre. O encerramento ficará por conta da Companhia de Danças Millennium, pentacampeã do Festival de Joinville com o espetáculo “Evolução do Homem”, onde bailarinos dançam de salto alto.

Com público estimado em 10 mil pessoas, o DançAção terá quatro dias com uma extensa programação contemplando mostras, workshops e oficinas para bailarinos, profissionais da dança, e para o público em geral.

Um dos destaques da programação será o espetáculo de abertura Pas de Deux: Romeu e Julieta, com Larissa Luna (melhor bailarina em Joinville 2016) e Marcos Silva (melhor bailarino em Joinville 2017). “Será uma oportunidade de levar o ballet clássico a mais pessoas, e esperamos que o público de Sorocaba goste”, comenta a diretora artística da companhia, Adriana Assaf.

Já a Cia Pavilhão D apresentará em Sorocaba o espetáculo Relações Humanas com 15 bailarinos. Em 2016 e 2018, a companhia recebeu medalha de ouro nas categorias Solo e Duo no “Valentina Kozlova” International Ballet Competition, que acontece em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Para o diretor artístico da Cia Pavilhão D, Ricardo Scheir foi uma grande honra receber o convite para fazer a abertura de uma das noites do DançAção. “Estamos muito ansiosos para ver o resultado do processo criativo de jovens bailarinos no palco do DançAção e é uma grande satisfação ver uma cidade como Sorocaba sediando um evento deste porte e com todo o respeito e cuidado que a dança merece”, disse.

O DançAção terá ainda a participação de Munira Magharib bailarina, professora e coreógrafa de dança do ventre que já fez shows por todo o país e América Latina, e a dupla de dança de salão Sheila e Marcelo, que apresentarão coreografias de Bolero e Zouk, e Samba de Gafieira.

Em Joinville, Sheila integrou a equipe de seleção de novos alunos da escola Bolshoi no Brasil. Já Marcelo, foi participante e finalista da Dança dos Famosos 2010 ao lado da atriz Sheron Menezes e campão em 2015 ao lado da atriz Viviane Araujo.

Os 30 bailarinos da Companhia de Danças Millennium, pentacampeã do Festival de Joinville, sobem ao palco de salto alto no encerramento do DançAção para apresentar o espetáculo “A evolução do Homem”.

Com essa proposta coreográfica, a companhia participou da noite de gala em comemoração aos 30 anos do festival de dança de Joinville. “É uma honra participar do DançAção e estamos ansiosos para mostrar nosso trabalho em um festival de nível altíssimo”, falou o Thurbo Braga, diretor artístico e coreógrafo da Companhia de Danças Millennium.

O DançAção é promovido pela ASPD - Associação Sorocabana Pró-Dança, entidade sem fins lucrativos, com o apoio da Secretaria da Cultura e do Turismo de Sorocaba (Secultur) e patrocínio da Secretaria do estado de São Paulo, por meio da Sabesp, Imprensa Oficial e da Unimed Sorocaba.

Além de promover a dança, o DançAção tem por objetivo sensibilizar a sociedade para a valorização dessa arte. “O propósito maior é dar oportunidade às pessoas de conhecer a Dança como linguagem artística, proporcionando experiências estéticas que contribuirão para que se tornem mais sensíveis e críticas”, explica Graça Giradi, gestora do projeto.

O projeto foi contemplado com as leis de incentivo à cultura, Rouanet e ProAc, como também tem recebido importante apoio do Governo do Estado, desde a sua primeira edição. “O governo estadual entendeu o valor sociocultural e do alto impacto social do projeto e, por meio da Secretaria Estadual da Cultura, além de significativo aporte, está apoiando na promoção e a divulgação do Festival”, afirmou Graça.

As mostras competitivas e avaliativas acontecerão todos os dias a partir das 18h no Teatro Municipal. A entrada é um litro de leite que será doado ao Fundo Social de Solidariedade.
 
Inscrições, mostras competitivas e oficinas

Mais de 60 grupos de Sorocaba, de cidades da região e até de municípios fora do estado de São Paulo se inscreveram no Festival e apresentarão um total de 208 coreografias.

Será concedido prêmio no valor de R$ 1 mil para melhor bailarina, melhor bailarino, melhor coreógrafo (a) e melhor nota de cada uma das 10 modalidades, entre todos os subgêneros e categorias, totalizando R$ 13 mil em prêmios.

As coreografias apresentadas serão analisadas por um corpo de jurados composto por nomes expressivos no meio artístico da dança, sendo dois deles especialistas no gênero que estiver sendo apresentado e mais dois jurados generalistas.

Além de espectadores, o público está convidado a participar de aulas e oficinas gratuitas que acontecerão durante o Festival nas tendas que serão montadas no gramado anexo ao TMTV.

No dia 29 de junho haverá um workshop para professores de balé para crianças das 9h às 10h30. No dia 30 de junho haverá aula de dança circular das 10h às 12h, técnica em dança das 13h30 às 15h. Já no dia 1º de julho haverá aula de dança de salão às 9h e de danças urbanas às 13h30.

Por meio do link abaixo, pessoas interessadas em participar das aulas podem fazer a inscrição: http://www.festivaldancacao.com.br/programacao_gratuitas.php#home

Para professores e profissionais da dança também serão oferecidos cursos, oficinas e palestras. Para saber mais, acesse o link: http://festivaldancacao.com.br/cursos-e-palestras/


Confira a programação das mostras competitivas do Festival

 
Data: 28/06 (quinta-feira)

Horário: A partir das 18h

Local: TMTV

 

Abertura:  Cia Paulista de Dança Adriana Assaf se apresentará com 24 bailarinos

Espetáculos:

La Fille Mal Gardeé - Ballet Clássico em três atos e três quadros, tendo sido representado pela primeira vez em Bordeus em 1789.
Ballet Clássico Livre: Volátil, conjunto, Coreografia de Marcos Silva - Ballet inspirado nas indecisões da vida, mudanças de opinião e busca da felicidade.
Pas de Deux: Romeu e Julieta - Com Larissa Luna (melhor bailarina em Joinville 2016) e Marcos Silva (melhor bailarino em Joinville 2017). Coreografia original de Sergei Prokofiev, história trágica de amor de Shakespeare, foi apresentado pela primeira vez em 1940 no Teatro Kirov.
Noite de Competição: Ballet Clássico Livre| Ballet Clássico de Repertório e Estilo Livre

Jurados: Adriana Soares | Adriana Assaf | Octávio Nassur | Andrea Pivatto



 

--------------------------------------------------

Data: 29/06 (sexta-feira)

Horário: A partir das 18h

Local: TMTV

 

Abertura: Pavilhão D se apresentará com 15 bailarinos

Espetáculo: “Relações Humanas”

Sinopse: Relações Humanas é um espetáculo que utiliza a dança contemporânea e suas interações com outras linguagens para percorrer os meandros das relações humanas e desvela buscas, fraquezas, reações, anseios e atitudes inerentes a estas conexões.

Noite de Competição: Ballet Clássico Livre e de Repertório, Estilo Livre e Contemporâneo

Jurados: Adriana Soares | Adriana Assaf | Ricardo Scheir | Bruno Gregório | Octávio Nassur | Andrea Pivatto

Encerramento: Participação Especial do Grupo da 3ª Idade



--------------------------------------------------

 

Data: 30/06 (sábado)

Horário: A partir das 18h

Local: TMTV

 

Abertura: Sheila Santos e Marcelo Grangeiro

Coreografias: Bolero e Zouk, e Samba de Gafieira

Noite de competição – Danças Árabes, Dança de Salão e Jazz

Jurados: Munira Magharib | Lunah Farah | Sheila Santos | Marcelo Grangeiro | Katia Barros | Zeca Rodrigues | Octávio Nassur | Andrea Pivatto

Encerramento: Munira Maghari

Coreografia: Dança árabe clássica


--------------------------------------------------

 

Data: 1º de Julho (domingo)

Horário: A partir das 18h

Local: TMTV

 
Abertura: Companhia de Danças Millennium se apresentará com 30 bailarinos.

Espetáculo: “A Evolução do Homem” - A teoria da evolução mostra que com o tempo os seres mudam para se adaptar ao seu ambiente. Os que não acompanham essa mudança, deixam de existir.



Competição: Sapateado, Danças Populares e Danças Urbanas

Jurados: Marina Coura | Fernanda Faez | Vera Alejandra Biglione | Andrea Pivatto | Octávio Nassur

Encerramento: Premiação Especial – com a entrega dos prêmios especiais em dinheiro)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.