11/06/2018 às 14h30min - Atualizada em 11/06/2018 às 14h30min

Mônaco e Movimento Greenk inauguram três pontos de coleta de lixo eletrônico em São Paulo

Na última semana, o Escritório de Turismo de Mônaco e o Movimento Greenk inauguraram mais três pontos de coleta de lixo eletrônico na cidade de São Paulo, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Os novos coletores foram instalados nos parques Trianon e Mário Covas, na região da Paulista, e no Parque do Povo, na Vila Olimpia, zona sul da cidade, e já podem receber materiais eletrônicos em desuso ou que não funcionem mais. A instalação de coletores públicos de e-lixo é um projeto desenvolvido pelo governo de Mônaco e pelo Movimento Greenk, em parceria com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente para incentivar o descarte ambientalmente correto de materiais eletrônicos.

No parque Ibirapuera já há um coletor em funcionamento desde o começo de maio deste ano. Em menos de um mês, ele já precisou ser esvaziado duas vezes, o que mostra o engajamento da população e a necessidade de mais pontos de coleta pela cidade. Até o fim do mês de junho, serão implantados mais 11 pontos de coleta em parques públicos, na Prefeitura de São Paulo e na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

Os coletores podem receber diversos tipos de lixo eletrônico, como computadores (notebooks e CPUs), impressoras, celulares, tablets, monitores, acessórios, cabos e equipamentos eletroeletrônicos de pequeno porte. O material descartado é recolhido e os equipamentos em condições de uso são encaminhados aos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), do projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, para serem remanufaturados e doados para escolas públicas. O restante das peças é desmontado e reciclado por uma empresa ambiental certificada.

Mônaco promove diversas ações socioambientais tanto no próprio principado quanto em outros países do mundo. “Por ter apenas 2 Km, o país pode ser considerado um laboratório para iniciativas sustentáveis. O governo de Mônaco, empresas e instituições monegascas e até mesmo a própria população estão engajados em prol de um futuro melhor para o planeta. Eles estão envolvidos em muitos projetos que vão desde incentivos para utilização de veículos mais sustentáveis à valorização da gastronomia orgânica, utlização de energias limpas, proteção dos oceanos, entre muitos outros exemplos. O descarte correto de lixo eletrônico é uma questão fundamental e por isso o governo está participando ativamente deste projeto tão importante na cidade de São Paulo”, relata Gisele Abrahão, diretora da GVA, empresa de comunicação e marketing do Escritório de Turismo de Mônaco no Brasil.

Além dos quatro coletores já instalados, os demais pontos serão inaugurados nos seguintes endereços:


1) Parque da Independência – Avenida Nazareth, s/n
2) Parque do Cordeiro Martin Luther King – Rua Breves, 968
3) Parque Lina e Paulo Raia – Rua Volkswagen, s/n
4) Parque Buenos Aires - Av Angélica, 1.500
5) Parque da Aclimação – Rua Muniz de Souza, 1.119
6) Parque Burle Marx – Av. D Helena Pereira de Moraes, 200
7) Parque Piqueri – R. Tuiuti, 515
8) Parque do Carmo – Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 - Itaquera
9) Parque Vila Guilherme /Trote – Rua São Quirino, 905

10) Secretaria do Verde e Meio Ambiente -  R. do Paraíso, 387 - Paraíso

11) Câmara Municipal de SP -  Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.