05/06/2018 às 14h05min - Atualizada em 05/06/2018 às 14h05min

Prefeitura de Cotia implanta sistema de informatização de farmácias

Sistema permite que a Prefeitura tenha controle de estoque e relatório do fluxo de distribuição

- Fotos: Divulgação
- Fotos: Divulgação

A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Inovação, informatizou o controle e a distribuição de medicamentos nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), o sistema também chegou às farmácias da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Atalaia, Pronto Atendimento do Parque São George e, nas próximas semanas, estará em funcionamento no Pronto Atendimento de Caucaia do Alto.

Com a informatização das farmácias, a prefeitura amplia o controle de estoques e tem o relatório detalhado com informações do fluxo de distribuição, já que o sistema registra para quem foi entregue determinado medicamento, a quantidade fornecida e a data da retirada. “A administração tem condições de distribuir melhor a medicação quando, por exemplo, faltar um tipo de remédio em determinada farmácia. Soma-se a isso a segurança na distribuição, evita-se o desperdício e controle efetivo do estoque e do que é distribuído”, disse o prefeito Rogério Franco.

Entre as farmácias instaladas em Unidades Básicas de Saúde, apenas a UBS do Portão ainda não está com o sistema funcionando. “Estamos resolvendo algumas pendências de infraestrutura na unidade para, em breve, universalizarmos o sistema nas farmácias da rede”, explicou Raphael Camargo, secretário de Gestão Estratégica e Inovação.

O sistema já está implantado e funcionando, bem como os funcionários capacitados, nas farmácias da UBS Assa, PA Parque São George, UBS Rio Cotia, UBS Atalaia, UBS Jardim Sandra, UBS Caputera, UBS Jardim Japão, Clínica da Mulher, UPA Atalaia. Nas próximas semanas o sistema estará implantado no PA Caucaia do Alto e UBS Portão.

O secretário de Gestão Estratégica e Inovação lembrou que a população pode consultar em qual farmácia tem o medicamento prescrito pelo médico da rede por meio do aplicativo Saúde Simples Cotia. A ferramenta está disponível para os sistemas IOS e Android, gratuitamente. Para acessar o APP é preciso ter cadastro na rede municipal de saúde, informar o nome completo, CPF, cartão do SUS e a data de nascimento. O APP também disponibiliza informações sobre consultas e exames agendados e os últimos realizados.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.