Neste domingo, 23, o Estádio Municipal José Angelini, em Mairinque, sediará dois jogos de futebol americano pela Super Copa São Paulo de Futebol Americano – Série A.
A rodada começa às 10h com o confronto entre as equipes do Sorocaba Nemesis e do Avaré Mustangs. Às 14h acontece o pega entre o Mavericks de Paulínia e o Limeira Tomahawkn.
Com um ano de existência, o Sorocaba Nemesis conta com cinco jogadores de Mairinque e é filiado à Liga Sorocabana de Futebol Americano. Atuam pelo Nemesis os mairinquenses Matheus Henrique Fagundes Angelini, João Pedro Azzini, Diego Aparecido, Deivid Tcharlen e Rodrigo Nonato.
Em setembro do ano passado, o Nemesis sagrou-se vice-campeão da Taça 9 de Julho, promovida pela Federação de Futebol Americano de São Paulo (Fefasp), que teve a participação de 12 equipes da região metropolitana e interior de São Paulo.
Matheus Henrique Fagundes Angelini, 23 anos, joga de center/kicker no Nemesis. Ele explica que, bastante comum nos Estados Unidos, essa modalidade de esporte aos poucos amplia o número de praticantes no Brasil. “Os jogos da Liga costumam receber um público cada vez maior e estamos atrás de apoio para que Mairinque passe a sediar mais partidas e conquiste a simpatia do público na nossa cidade”, conta o atleta.
Segundo Matheus, a Prefeitura de Mairinque se comprometeu a ceder uma ambulância para acompanhar a partida de domingo no Estádio Municipal. Conforme explica o center/kicker, o futebol americano é uma modalidade em que os jogos só podem acontecer com a presença de uma ambulância e de um paramédico no local. “Caso a ambulância precise se deslocar por algum motivo, o jogo é paralisado e só recomeça quando ela estiver de volta ao estádio”, complementa.
Matheus é neto do cidadão mairinquense, José Angelini, que empresta seu nome ao Estádio Municipal de Mairinque. José Angelini faleceu em Mairinque no dia 7 de setembro de 1988, com 77 anos.