05/06/2018 às 09h19min - Atualizada em 05/06/2018 às 09h19min

SEGURO CONTRA ROUBO DE CARGAS SE TORNA PRIMORDIAL COM AUMENTO DA VIOLÊNCIA

Apenas nos últimos quatro anos, modalidade de crime cresceu 42% no Brasil; com aumento da demanda, possibilidades de apólice aumentaram, contribuindo para redução dos custos

Transportadoras estão investindo, cada vez mais, na segurança das cargas distribuídas em todo o território nacional. Afinal, o prejuízo causado pelos roubos é expressivo e ultrapassa os limites do financeiro, pois também há a segurança de motoristas e colaboradores, bem como a quebra a confiança com os clientes. Colocar toda a carga transportada no seguro não é novidade no setor, até mesmo porque é uma obrigação. No entanto, há um grande aumento na  inclusão da cobertura contra assaltos na apólice do seguro.

Tamanha preocupação das transportadoras tem um motivo. O roubo de cargas causou prejuízo de R$ 1,7 bilhão às empresas do setor que atuam no eixo Rio-São Paulo somente no ano passado. O valor é expressivo e representa aumento de 10% na comparação ao período anterior. Porém, esta modalidade de assalto, cada vez mais violenta, é realidade em todo o Brasil. Nos últimos quatro anos, o número de crimes violentos contra transportadores de cargas cresceu 42%, de acordo com levantamento da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logísticas.

Apesar do cenário de insegurança, ainda há empresários que se arriscam em deslocar produtos sem qualquer apólice adicional. Circular pelas rodovias brasileiras sem cobertura, atualmente, resulta em prejuízos gigantes em casos de furto ou roubo de mercadorias, além da vida de motoristas, por conta dos casos cada vez mais comuns de violência nos roubos de carga.

As seguradoras estão atentas a este aquecimento no mercado e a competitividade do setor trouxe outro benefício: o preço do serviço declinou nos últimos anos, por causa do aumento da oferta e da concorrência. Por esta razão, contratar um seguro de carga ficou mais fácil e mais barato, com impactos insignificantes no valor do frete a ser repassado aos clientes.

Uma empresa da região metropolitana de São Paulo, a Interlog, por exemplo, se tornou referência em seguros de transportes. Isso porque, além de buscar as melhores condições em seguradoras para os clientes, a empresa mantém ainda uma estrutura de consultores para analisar e revisar apólices já efetivadas.

Consultoria em seguros

A consultoria nesta área é importante em razão das suas particularidades. Isso porque há muitas variáveis que interferem no preço do seguro a ser contratado, e apenas profissionais da área conseguem tem a dimensão para buscar o melhor custo benefício. Entre estas variáveis, estão as cidades e as estradas que serão percorridas e o valor da mercadoria a ser transportada.

A Interlog é referência na modalidade seguro carga porque mantém parceria com os maiores grupos de seguradoras em atuação no território nacional. Além disso, oferece assistência e acompanhamento em todos os processos, com experiência em tecnologias de rastreamento e monitoramento das cargas.

Outro diferencial que faz da Interlog uma referência no setor é a sua atuação além do serviço de contratação do seguro. Prova disso é que possui equipe especializada para, presencialmente, capacitar os colaboradores das transportadoras na realização de procedimentos de segurança no intuito de prevenir riscos.
Alguns cuidados podem ser adotados pelos motorista e que reduzem o risco de assalto ou outra ocorrência. Confira algumas dicas: Evite caronas a pessoas desconhecidas Não contrate ajudantes sem referências Viaje com atenção redobrada ao seu redor Durante a noite, evite parar nas estradas em locais de baixa luminosidade Não estacione no acostamento para dormir No primeiro indício de perseguição, faça contato com a polícia rodoviária  
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.