19/05/2018 às 16h09min - Atualizada em 19/05/2018 às 16h09min

Prefeitura inaugura Residência Terapêutica em Araçariguama

Projeto realizado em parceria com o Governo Federal

A Prefeitura de Araçariguama, em parceria com o apoio do Governo Federal por intermédio do Ministério da Saúde, inaugurou na segunda-feira (14/05), a Residência Terapêutica de Araçariguama. O espaço conta com atividades desenvolvidas e relacionadas por meio de dinâmicas individuais e em grupos, além de oficinas terapêuticas, atendimento à família e ações de reabilitação psicossocial.

No local, os moradores contam ainda com o apoio de cuidadores e serviços de enfermagem durante 24h e tem atividades voltadas à terapia ocupacional e ressocialização. Segundo Iriana Rodrigues, Secretaria de Saúde, “Os moradores são atendidos por uma equipe multiprofissional composta por médicos, psicólogos, assistente social, enfermeiros e terapeutas ocupacionais que avaliam o quadro do usuário e indicam o tratamento específico e adequado para cada caso”. De acordo com a Secretária, toda verba necessária para a manutenção dos custos da Residência Terapêutica virão de repasses do Ministério da Saúde, através do Fundo Nacional de Saúde, não havendo a necessidade de complementação por parte do Município. Os moradores receberão ainda um salário do próprio Ministério da Saúde, para custear suas despesas pessoais.

Nos próximos dias, juntamente com a Residência Terapêutica, Araçariguama receberá a estrutura de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), uma nova unidade de saúde que está alinhada com as políticas nacionais de saúde mental do Ministério da Saúde – MS.

O CAPS tipo I, é destinado a cidades com população entre 20.000  e 70.000, sendo que neste modelo não há limite de idade para a utilização e o  atendimento ao paciente inclui, além de medicamentos,  psicoterapia, visita domiciliar e atendimento à família.

O CAPS de Araçariguama trabalhará em regime de porta aberta, com a função de acolhimento e tratamento dos pacientes. O usuário que procurar o CAPS será recebido e participará da elaboração de um Projeto Terapêutico Individual específico para as suas necessidades e demandas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.