09/05/2018 às 13h58min - Atualizada em 09/05/2018 às 13h58min

Como diminuir o tempo nas redes sociais

*Christian Barbosa
*Christian Barbosa

Nos últimos anos, as redes sociais se transformaram em nosso padrão de existência no mundo. Isso significa que praticamente todas as pessoas utilizam alguma rede social, seja para trabalhar ou para interagir com os amigos. Ao mesmo tempo, o crescimento desse novo modelo de comunicação trouxe um problema: consumimos grande parte do nosso tempo na internet.

 

Uma pesquisa recente do Global Web Index mostrou que as pessoas gastam, em média, duas horas por dia com redes sociais e mensagens. Em muitos casos, esse tempo pode ser ainda maior. Não estou dizendo que é errado utilizar as redes sociais – elas podem facilitar - e muito - nossas atividades. O problema surge quando há um excesso de uso, o que pode trazer prejuízos para a nossa vida.

 

O primeiro passo para entender se a vida digital está atrapalhando nossa rotina é questionar: o que é importante e estou deixando de fazer para ficar em redes sociais? Essa conscientização te ajudará a começar a mudar o seu comportamento e a perceber o quanto de tempo você está desperdiçando com coisas que não são úteis.

 

Uma segunda dica, apesar de óbvia, é evitar um número muito grande de redes sociais. Esse acúmulo faz com que as pessoas gastem muito mais tempo do seu dia para checar todas elas e responder mensagens em diferentes plataformas. Portanto, em vez de criar uma página em todas as opções disponíveis na internet, escolha uma ou duas redes que serão mais úteis para você.

 

Fazer uma boa seleção das pessoas que você segue também é algo que pode ajudar a evitar conteúdos desnecessários. Ao seguir um número restrito de pessoas que você considera interessantes, você terá informações muito mais relevantes e com maior profundidade.

 

Outra sugestão é desativar as notificações do seu celular, o que evitará que você perca muitas horas do seu dia olhando para a tela do aparelho. Também é importante não deixar o celular ao lado da sua cama – checar as redes sociais antes de dormir pode prejudicar o seu sono e a sua produtividade no dia seguinte.

 

Por fim, escolha sempre o pior horário do dia para entrar nas redes – quando estiver mais cansado e menos produtivo. Assim, você evitar que o uso da internet prejudique e tome o seu tempo nos momentos em que estiver mais disposto.

Caso você sinta que está muito viciado na internet, o ideal é fazer uma “dieta de redes sociais”. Comece escolhendo um dia da semana para não entrar nas redes e, nas semanas seguintes, aumente esse número para dois ou três. Com o tempo, você sentirá a diferença na sua disposição, conseguirá controlar melhor o seu tempo e, consequentemente, aumentará a sua produtividade.

 

*Christian Barbosa é o maior especialista no Brasil em administração de tempo e produtividade e CEO da Triad PS, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo.

      Clique aqui para Responder ou Encaminhar  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.