08/05/2018 às 13h53min - Atualizada em 08/05/2018 às 13h53min

Medidas imprescindíveis no transporte de obras de arte

Técnica e profissionalismo são indispensáveis para a logística

Quando precisamos fazer uma mudança, o que causa mais dor de cabeça é imaginar como nossos objetos serão protegidos e transportados. Por mais que um planejamento seja seguido, por muitas vezes alguma coisa é quebrada ou avariada.

Se deslocar móveis e objetos pessoais de um lado para outro é uma tarefa delicada e importante, imagine como deve ser o transporte de obras de arte. Peças de valores inestimáveis com forte carga cultural e sentimental, por vezes, precisam ser movidas para museus, exposições e até mesmo residências particulares. O trabalho dos artistas pode ser encontrado de várias formas:

Pinturas Esculturas Móveis Artesanato Instalações

Técnicas para transportar obras de arte com segurança

Por mais que tenha a necessidade de cuidados especiais, a mudança de uma obra de um local para o outro segue os mesmos princípios de qualquer outro objeto transportado: embalagem, carregamento e viagem. Os principais diferenciais são a técnica e os profissionais envolvidos no processo.

O ideal é escolher uma empresa que transporte obras de arte com serviço personalizado e que possua uma equipe treinada. Empresas de logística com setores especializados neste tipo de carga são as mais recomendadas. Cuidados com embalagens, acomodação da carga e retirada do local devem ser feitos por profissionais treinados e equipamento adequado. Algumas transportadoras trabalham com o seguro feito no próprio contrato de serviço. Esse procedimento evita a burocracia e oferece um pouco de conforto ao proprietário da obra.

Por mais que se deva ter paciência em todo o processo, o mercado logístico tem no tempo uma ferramenta, mas também um obstáculo. Cumprir prazos e entregar a obra de arte sem avarias é a garantia de um serviço de excelência. Vamos ver as principais medidas que devem ser tomadas para que a carga seja transportada de forma segura e eficiente.

Planejamento

Antes de tudo, é preciso analisar todo o procedimento para empregar as técnicas mais apropriadas para cada situação. Identificar o peso e material do objeto, assim como perceber por onde o material vai sair do ponto de origem e chegar ao destino são informações necessárias para que o trabalho do carregamento seja feito de forma eficiente. Além da carga, materiais como o piso, fachada e outras obras de arte não podem ser danificados no translado.

Embalagem

Existem várias formas para embalar um produto. Por isso é necessário saber algumas particularidades da obra. De acordo com as características, será escolhido o tipo de embalagem que mais se adeque à situação. Em certos casos, a caixa ou invólucro pode ser personalizado para proteger a peça com eficiência. Existem empresas que até possuem um departamento de marcenaria para a produção de arcas e baús diferenciados.

Carregamento

O translado da saída e chegada da obra e sua acomodação no veículo devem ser realizados por profissionais qualificados. Técnicas e ferramentas devem ser escolhidas com cuidado para que não haja nenhum dano à obra ou nos locais de origem e destino. Içar ou arrastar, carregar na vertical ou horizontal, a melhor maneira de transportar será determinada pelas características da peça como:

Peso Dimensões Material Estrutura

Veículos

O modo como a obra vai viajar também é muito importante em todo processo. A peça deve ser muito bem acomodada para que não aconteça nenhum risco de queda. A obra deve estar protegida contra ações do tempo e, se necessário, em um ambiente climatizado. No transporte rodoviário, seja parcial ou total, o veículo precisa estar equipado com um sistema de suspensão a ar para evitar trepidações e abalos na carga.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.