Investir na qualificação profissional da população carente é a principal proposta do Fundo Social de Solidariedade de Mairinque, presidido pela primeira-dama, Elza Merguizo. Esses cursos são voltados para mulheres beneficiárias do Bolsa Família, para que aprendam uma profissão e possam gerar renda trabalhando até em suas próprias residências. A expectativa com estes cursos é que estas pessoas possam abrir mão desse auxílio a partir do momento que tiverem profissão e renda.
Inicialmente, os cursos serão oferecidos na sede do Fundo Social, no Centro de Mairinque com custeio de transporte, mas posteriormente serão levados para outros bairros, na medida em que novos espaços forem adequados.
Convênios firmados
Na última semana, Elza Merguizo, acompanhada do prefeito Binho Merguizo, esteve no Palácio dos Bandeirantes para se encontrar com a primeira-dama do Estado, Lu Alckmin, presidente do Fundo Social de Solidariedade Estadual. Na ocasião, firmaram convênio para implantação da Escola de Qualificação Profissional, com Escola de Moda, Escola de Beleza e Padaria Artesanal.
Nesta parceria, o Fundo Estadual encaminha equipamentos, materiais de consumo e recursos financeiros para implantação dos cursos, enquanto o município organiza os espaços, recruta alunos e professores. Elza explica que os espaços para adequar esses cursos já foram providenciados pela Prefeitura, vistoriados e aprovados pelos técnicos do Fundo Estadual. “Agora aguardamos a chegada dos equipamentos como máquinas de costura, fornos, utensílios e mobília para a implantação dos cursos. Assim que chegar as aulas serão iniciadas”, comemora.