14/03/2014 às 10h13min - Atualizada em 14/03/2014 às 10h13min

Proteção na era digital é o tema do Dia Mundial do Consumidor em 2014

O Dia Mundial do Consumidor teve origem em um discurso feito em 15 de março de 1962 pelo então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy

Entre os principais tópicos a serem abordados no Dia Mundial do Consumidor em 2014 estão a privacidade e cláusulas contratuais pouco claras ou mesmo injustas dos planos de telefonia móvel. Essa temática de proteção na era digital foi escolhida pela Consumers International (CI). Desde o ano de 1983, a data é celebrada no dia 15 de março, quando entidades ligadas à defesa do consumidor organizam atividades de conscientização e discussão do tema escolhido.

Segundo a coordenadora institucional da Protese – Associação de Consumidores (entidade associada à CI), Maria Inês Dolci, em entrevista ao jorna O Globo, “vivemos um paradoxo. As novas tecnologias deveriam contribuir para a melhora da qualidade de vida do consumidor. Mas, como a prestação do serviço nesta área é muito ruim, acaba anulando os benefícios e gerando um aumento de conflitos de consumo e de demanda aos órgãos de defesa”. Ainda de acordo com a coordenadora, os problemas relacionados às novas tecnologias não param na prestação de serviços. Há falhas na segurança dos dados que trafegam pelos canais de comunicação, no projeto e na fabricação de produtos, assim como na informação que é prestada ao consumidor pelas empresas.

A telefonia celular foi o setor que mais gerou reclamações aos Procons de todo o Brasil. Foram 172.119 queixas (9,17% do total) só no ano de 2012, de acordo com o banco de dados do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça (Sindec-MJ).

Data teve origem em discurso de presidente americano

O Dia Mundial do Consumidor teve origem em um discurso feito em 15 de março de 1962 pelo então presidente dos Estados Unidos John Kennedy ao Congresso americano. Naquele dia, ele expressou sua visão sobre os direitos dos consumidores: “Por definição, a palavra consumidor diz respeito a todos nós. Ela estabelece um grupo econômico amplo que afeta e é afetado por quase toda decisão econômica pública ou privada. E que, estranhamente, é o único grupo importante, cujas opiniões raramente são consideradas”. Foi a primeira vez que o tema foi discutido formalmente no mundo. A data foi oficializa 21 anos depois, em 1983.



 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.