27/04/2018 às 08h58min - Atualizada em 27/04/2018 às 08h58min

A maldição dos campeões

Seleções como França, Itália e Espanha decepcionaram em sua tentativa de buscar o bicampeonato. Até hoje, há apenas uma equipe que conseguiu erguer a Copa do Mundo duas vezes seguidas, e essa é a equipe brasileira.

Conforme relatado pela FIFA, sob a liderança de Garrincha e o "Rei" Pelé jogando no seu melhor, A Canarinha foi coroada na Suécia em 1958 e no Chile em 1962, demonstrando sua supremacia em qualquer estádio em que pisou e contra qualquer seleção que tivesse na frente. A partir desse momento, ainda não há uma equipe que consiga um bicampeonato na competição mais importante em nível de selecções, e não apenas isso, mas as equipes defensoras do título falharam completamente em sua tentativa de alcançá-lo.

O primeiro a marcar esta tendência foi a França que, jogando em casa em 1998, venceu o Brasil na final, por 3-0, para obter o primeiro título da sua história com grandes jogadores memoráveis ??como Zinedine Zidane, Lilian Thuram, Fabien Barthez, Laurent Blanc e Thierry Henry, entre outros. Quatro anos mais tarde, na Coreia-Japão, com quase o mesmo plantel, a equipe francesa nem sequer passou da fase de grupos, acumulando duas derrotas, contra o Senegal e a Dinamarca, por um empate contra o Uruguai.

Para a Copa da Alemanha em 2006, o Brasil chegou a ser coroado em terras asiáticas, graças ao jogo bonito da equipe e aos gols de Ronaldo Fenômeno, quem o site Notícias Futebol considera dos maiores artilheiros da Copa do Mundo, mas seu sonho de repetir o título foi frustrado nas quartas de final pela França. Nesta Copa do Mundo, a Itália tem conquistado o campeonato pela quarta ocasião, depois de derrotar o time francês na disputa de pênaltis. Nesse jogo Zinedine Zidane foi expulso por um cabeceamento em Marco Materazzi.

Para a próxima Copa, disputada na África do Sul em 2010, uma grande oportunidade chegou para que os italianos endossarem seu título, no entanto, a primeira Copa do Mundo no continente africano não foi mais do que uma decepção para o Calcio Italiano; a Squadra Azzurra foi eliminada na primeira rodada devido ao seu baixo desempenho. A equipe liderada na época por Marcello Lippi conseguiu dois pontos em nove possíveis porque empatou com o Paraguai e a Nova Zelândia a um gol e caiu para a Eslováquia por 3-2. Naquela Copa do Mundo, a Espanha foi coroada ao derrotar a Holanda por 1 a 0 com um gol de Andrés Iniesta.

Quatro anos depois, com a bola no Brasil 2014, La Roja fez papel de bobo com uma derrota retumbante ante a Laranja Mecânica (1-5), uma derrota com o Chile (2-0) e uma breve vitória contra a Austrália (3-0) deixaram aos espanhóis fora da Copa na primeira fase em o que meios espanhóis e internacionais como a BBC definiram como o fim duma era para a seleção espanhola.

 

Foto: Pixabay.com

 

Finalmente, os alemães de Die Mannschaft venceram o torneio em solo brasileiro e depois de serem derrotados por 1 a 0 em Berlim contra uma renovada equipe brasileira poucos dias antes do início da Copa da Rússia, à qual os alemães chegam com a esperança de acabar com a maldição dos campeões jogando o melhor futebol possível.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.