23/04/2018 às 11h00min - Atualizada em 23/04/2018 às 11h00min

Alunos do Instituto Federal criam objetos sustentáveis em São Roque

Na confecção dos objetos, foram utilizados materiais diversos como garrafas pet, calotas de carro, garrafas de cerveja descartáveis, entre outros

- Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação

Estudantes do primeiro semestre do curso de Tecnologia de Gestão Ambiental do Instituto Federal, em São Roque, criaram mobílias, artigos de decoração e utensílios domésticos utilizando materiais recicláveis durante oficinas realizadas pela disciplina Introdução à Gestão Ambiental.

As oficinas contaram com a supervisão do professor Luiz Felipe e os discentes demonstraram grande interesse e criatividade no desenvolvimento do projeto com recicláveis, produzindo desde poltronas à luminárias. Na confecção dos objetos, foram utilizados materiais diversos como garrafas pet, calotas de carro, garrafas de cerveja descartáveis, entre outros. 

Para o professor Luiz Felipe, tutor do projeto, reciclar significa transformar aquilo que já foi usado em novos produtos para o consumo e, a partir deste primeiro contato com os objetos reciclados durante as oficinas, os alunos passam a valorizar cada vez mais aquilo que antes era visto como lixo. 

Já o aluno Joezio Coutinho, que confeccionou uma poltrona com garrafas pet, acredita que o trabalho foi viável tanto do ponto de vista econômico quanto social, já que foi possível pôr em prática o conceito de equipe, uma vez que contemplou também o viés ecológico e o destino correto daquilo que seria descartado no meio ambiente.

Dentre as inúmeras razões do por que reciclar, as mais importantes são a preservação ambiental, a prevenção e a economia, dando um destino correto àquilo que demora anos e anos para ser decomposto pelo meio ambiente. 

Esse processo ajuda a diminuir o desperdício de água e energia, diminui a contaminação do solo e do lençol freático, além de preservar os recursos minerais importantes para a manutenção do ecossistema e da vida humana. Através desse procedimento os benefícios para a conservação do planeta são enormes tanto para a vida presente quanto para as futuras gerações.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.