17/04/2018 às 22h40min - Atualizada em 17/04/2018 às 22h40min

6 dicas para comprar o ar-condicionado ideal para você e sua casa

Confira alguns fatores importantes que precisam ser levados em consideração antes da compra do condicionador de ar residencial

Ar-condicionado de Janela e alguns modelos da linha Split (como o Hi-Wall e o Split Window) são os tipos de equipamentos recomendados para uso doméstico. Mas, independente da tecnologia, é importante ter atenção a alguns detalhes antes da compra do seu condicionador de ar residencial.

Acerte na potência ideal para sua casa

Eis um quesito bem importante que precisa ser decidido antes de fazer a compra do ar-condicionado. Não importa se o equipamento é split ou janela, a quantidade de BTUs é que vai determinar o poder de refrigeração do modelo escolhido.

 

Afinal nada pior do que comprar um equipamento novo e ele simplesmente não dar vazão no ambiente que foi instalado. Você pode fazer alguns cálculos e precisará levar alguns fatores em conta para acertar na potência ideal para sua casa. Mas, para facilitar sua vida, a dica é usar a Calculadora de Capacidade da Poloar que foi criada por uma loja virtual especializada em venda e manutenção de condicionadores de ar. 

 

Para ter uma noção, um ar-condicionado 9000 BTUs é recomendado para um cômodo de 15 metros quadrados. Já um modelo de 12000 BTUs é perfeito para um ambiente de 20 metros quadrados.

Atenção à instalação do equipamento

O ar-condicionado de Janela é o mais fácil de ser instalado. É só mandar fazer um buraco padrão na parede (caso o imóvel ainda não tenha) e o próprio consumidor pode fazer a instalação sozinho.

 

Com os aparelhos de ar-condicionado Split é diferente. É necessário contratar profissionais especializados para realizar a instalação corretamente. Então a dica é incluir esse valor no orçamento da compra desse tipo de equipamento.

Ar-condicionado Split

Com aparelhos mais modernos que oferecem design diferenciado e maior eficiência energética, os modelos da linha Split vem sendo cada vez mais procurado pelos consumidores brasileiros. Confira algumas dicas para acertar na aquisição desse tipo de equipamento:

Pesquise bastante sobre os tipos de aparelhos antes da compra

O consumidor encontra uma grande variedade de modelos de ar-condicionado Split de diferentes marcas no mercado. Existem aparelhos com ciclo quente/frio (que também podem ser usados como aquecedor no inverno), equipamentos com controle remoto, funções de desligamento automático, etc.

 

Por esse motivo é importante dar uma boa pesquisada antes da compra. Dessa forma você conhece mais sobre funcionalidades, potências, entre outros detalhes que vão ajudar a acertar na escolha do melhor aparelho para sua casa.

 

O ar-condicionado Split Hi-Wall, por exemplo, é o mais vendido da categoria. Perfeito para uso residencial, o equipamento oferece recursos inteligentes, além de ser mais silencioso quando comparado aos aparelhos de ar-condicionado de Janela.

Prefira ar-condicionado Split Inverter

Se a prioridade na hora de comprar ar-condicionado for economizar na conta de luz, a dica é apostar nos modelos inverter. Para se ter uma ideia, quem tem condicionador de ar Split com essa tecnologia mais moderna consegue poupar até 60% no consumo de energia elétrica. 

 

Embora os aparelhos dessa linha sejam um pouco mais caros do que os outros, valem a pena porque é um excelente custo/benefício. Basta fazer alguns cálculos relacionando o preço do equipamento, a vida útil dele e o quanto você pagará a menos na fatura da eletricidade.  

Ar-condicionado de Janela Leve em conta os detalhes para acertar na compra

Existem vários modelos de ar-condicionado de Janela. Fabricados por diferentes marcas, é importante sempre conferir as funcionalidades dos equipamentos antes de comprar. Há aparelhos com controle remoto, outros com ciclo quente/frio, alguns são 110V e por aí vai!

 

A capacidade desse tipo de condicionador de ar costuma variar entre 7500 e 21000 BTUs. Então a dica é saber quantos metros quadrados possui o ambiente que será instalado. Também leve em conta:

 

Quantas pessoas costumam ficar no cômodo Tipos de iluminação (natural e artificial) Quantidade de móveis e eletrônicos no local Compre sempre equipamentos com selo Procel A

Diferentemente dos aparelhos da linha Split, o funcionamento do ar-condicionado de Janela não foi planejado para economizar energia. Mas, entre os equipamentos da tradicional categoria existem alguns que oferecem mais eficiência energética do que outros.

 

Por esse motivo a dica é levar para a casa um aparelho com selo Procel A já que consome menos energia do que todos os outros modelos de Janela. 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.