04/04/2018 às 10h30min - Atualizada em 04/04/2018 às 10h30min

Prefeitura de Cotia adota nova metodologia na gestão da Saúde

Objetivo é melhorar a qualidade do atendimento e organizar o trabalho técnico-operacional

- Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação

A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Saúde, lançou mão da metodologia 5W2H [leia mais abaixo] na gestão da saúde municipal. Segundo a administração municipal, nos últimos dias, coordenadores de diversos departamentos participaram de uma capacitação sobre a metodologia que já começou a ser implantada na rede. O objetivo é promover o aprimoramento das ações, da organização do trabalho técnico e operacional da Saúde.

A metodologia 5W2H consiste em uma ferramenta de gestão que ajuda na economia de tempo e recursos, além de auxiliar no aumento de produção e atendimento. “Trata-se de um sistema muito comum na rede privada e que agora passa a ser realidade na rede pública de Cotia. Buscamos a melhoria, agilidade, otimização, qualidade e humanização na saúde, por isso temos lançado mão de mecanismos inovadores que nos auxiliem a alcançar esses resultados”, disse o prefeito Rogério Franco.

De acordo com o secretário de Saúde, Magno Sauter, a metodologia proporciona à Secretaria um ciclo de planejamento, realização, monitoramento e apresentação de resultados. “Elencamos gestores responsáveis por cada segmento - atenção básica, atendimento especializado, atendimento pré-natal, por exemplo -  eles já têm um template de sua área e, com este projeto em mãos, vão atuar para que as metas sejam alcançadas”, disse Magno.

O acompanhamento destas metas será feito pela Secretaria em reuniões mensais, quando os gestores apresentarão os avanços, os resultados alcançados e discutam soluções para as dificuldades. “Entendemos que alguns resultados já podem ser obtidos em curto prazo, como o estabelecimento de contatos com órgãos de saúde, atualização de documentação, enquanto que outros apresentarão resultados em médio prazo, como a padronização dos protocolos, o fluxo do atendimento”, comentou Magno Sauter.

Participaram do treinamento coordenadores da Clínica da Mulher, Policlínica, Saúde Mental, Urgência/Emergência, Assistência Farmacêutica, Vigilâncias Ambiental e Epidemiológica e Atenção Básica. A capacitação foi coordenada pela secretária adjunta da Saúde, Ângela Maluf, e aplicada pela enfermeira Luana Gil Duarte.

O que é metodologia 5W2H?

As siglas 5W2H são iniciais de palavras que integram um checklist de ações que devem ser implantadas por gestores com o objetivo de acabar com dúvidas que possam surgir durante a execução de um processo. Os 5W’s correspondem a what (o que será feito?), why (por que será feito?), where (onde será feito?), when (quando?) e who (por quem será feito?), enquanto que os dois H’s significam how (como será feito?) e how much (quanto vai custar?).

O sucesso da metodologia na gestão de uma atividade estará sustentado pelas corretas respostas às sete perguntas 5W2H. “Essas respostas nos ajudarão na execução dos nossos projetos para a saúde e serão fundamentais para a melhoria da qualidade dos serviços ofertados para a população”, salientou o secretário Magno Sauter.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.