28/03/2018 às 17h51min - Atualizada em 28/03/2018 às 17h51min

Como conservar seus equipamentos elétricos

Usados em vários segmentos, principalmente na construção civil, os equipamentos elétricos merecem cuidados necessários para prolongar sua vida útil, evitar riscos ao operador e conservar seu potencial de trabalho.

As ferramentas elétricas sem higienização por exemplo, com água ou mesmo expostas a condições climáticas inadequadas, podem enferrujar e se deteriorar rapidamente. E isso provocará um gasto fora do previsto para substituí-las.

Mas, muitas das vezes o metal precisa apenas de um reparo ou do cuidado específico afim de garantir segurança no manuseio.

Por isso, é necessário que todos tenham consciência do uso correto destes materiais para otimizar o fluxo de trabalho e  para que os mesmos atuem com excelência.

 

Armazene suas ferramentas elétricas da maneira correta

 

Como dito anteriormente, principalmente as ferramentas elétricas merecem atenção ao uso correto por serem ferramentas compostas de metal, e terem placas e circuitos elétricos delicados a exposição de vários resíduos ou mesmo a condições inadequadas de armazenamento. E isso irá afetar diretamente na durabilidade delas.

O ideal é armazená-las em um local completamente seco, sem a presença de umidade, para não enferrujar ou oxidar seus componentes e carcaça.

Aproveite também as embalagens originais dos próprios equipamentos. Guardá-los de maneira organizada, dentro de embalagens plásticas/papelão - em sua maioria - fazem com que nenhum tipo de resíduo atinja seu equipamento.

 

Cuidado na hora da limpeza dos equipamentos elétricos

 

A limpeza dos equipamentos elétricos é sem dúvida o ponto fundamental de como conservá-los.

Após o uso, alguns resíduos podem ficar sobre o equipamento ou obstruindo as saídas de ar. Limpe com um pincel essas saídas - ou com um compressor de ar - para evitar que as mesmas venham a superaquecer e até queimar.

Na parte externa do equipamento, é indicado limpar com uma flanela bem limpa e principalmente, seca.

Após a limpeza adequada, é necessário lubrificar o equipamento com um óleo de máquina ou o especificado pelo fabricante, para evitar que com o tempo, as ferramentas oxidem. Caso, as mesmas já estejam enferrujadas levemente alguns produtos específicos irão te ajudar a recuperá-las.

 

Faça a revisões dos equipamentos elétricos

 

Por mais que você possua aquela ferramenta há bastante tempo, a revisão dos equipamentos elétricos é necessária para conferir itens como lubrificação das peças, possíveis rachaduras nos cabos, soldas, ferrugem na área metálica, entre outros problemas.

Recomenda-se que sejam feitas revisões completas dos equipamentos elétricos pelo menos uma vez por ano. Para as ferramentas utilizadas com mais frequência, o ideal é realizar a revisão em curtos espaços de tempo.

 

Fique atento aos ruídos e substitua as peças necessárias

 

Como qualquer equipamento, com o tempo é necessário a substituição de peças ou manutenção. Se atente, porque geralmente os equipamentos elétricos já possuem um prazo estipulado de troca, manutenção ou reparo.

Barulhos e trepidações do equipamento são sinal de manutenção. Sempre observe a forma de funcionamento do mesmo e jamais utilize uma ferramenta que apresente algum defeito ou problema, pense sempre na sua segurança e o seu próximo.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.