14/03/2018 às 10h17min - Atualizada em 14/03/2018 às 10h17min

Pichação no Morro do Cruzeiro revolta população em São Roque

Ato é considerado crime e pode gerar prisão e multa

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa

Uma pichação realizada no morro do cruzeiro está gerando polêmica e revolta nas redes sociais. A base da cruz foi marcada com a palavra Legalize e diversos símbolos, assim como as pedras próximas a base, que também foram marcadas com vários emblemas. O fato foi compartilhado nas redes sociais, gerando comentários de indignação por parte da população do município, que consideraram uma falta de respeito a marcação feita em um dos patrimônios sociais e religiosos mais conhecidos do município.

“É a educação desse país. No mínimo nunca ouviram falar sobre moral e cívica”, afirmou uma munícipe ao falar dos pichadores. “Lamentável! Os vândalos tem que marcar sua ignorância no concreto pra todo mundo saber de sua incapacidade”, afirmou outra leitora em um dos compartilhamentos da postagem.

Não é possível saber quando as pichações foram feitas, ou mesmo se as escritas da base e das pedras foram feitas pela mesma pessoa, entretanto o ato de pichar é considerado vandalismo e crime ambiental, com pena que pode variar de 3 meses a 1 ano de prisão, além de multa. Em São Roque o vandalismo conta com uma lei própria e quem for pego realizando atos de pichação, vandalismo ou depredação será multada no valor de cinco UFMs (equivalente a R$ 1086,95) para cada ato praticado, sendo que o valor será dobrado em caso de reincidência.

Não confunda com grafite

É importante que não se confunda o ato de Pichação com o Grafite, pois enquanto o primeiro é um ato criminal, onde símbolos e palavras de ordem são desejados em locais privados e públicos sem o consentimento do proprietário ou da administração pública, o segundo é considerado um ato de expressão artística onde desenhos (geralmente de cunho crítico ou satírico) são expostos com o consentimento do poder público ou privado.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.